
O teatro feito em comunidades pode partir de histórias pessoais ou da dramatização de problemas locais. Em ambos os casos, tem sua base no universo cultural dos grupos populares, intensifica a troca de conteúdos e formas no interior das comunidades e oportuniza a expressão e a participação de seus membros.
Essa prática vem crescendo no Brasil e estabelecendo diálogos com grupos teatrais, movimentos sociais, grupos religiosos, escolas, organizações não governamentais e políticas públicas.
Para aprofundar o entendimento das possibilidades e finalidades do teatro feito em contextos comunitários, de quarta-feira, 14, a sábado, 17, o Núcleo de Formação de Facilitadores (Fofa), do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza o 2º Seminário Internacional de Teatro na Comunidade, com o tema "Conexões através do Atlântico".
O objetivo é promover troca de experiências entre pessoas que atuam em contextos teatrais comunitários na América Latina, África e Europa de forma a estabelecer e fortificar as conexões entre seus praticantes e/ou pesquisadores.
As inscrições para participação no evento são gratuitas e poderão ser realizadas nesta quarta-feira, das 9h às 12h, no Hall do Bloco Amarelo da Udesc Ceart.
Programação do evento
Na programação, estão previstas palestras, mesas-redondas, workshops e apresentações teatrais. A palestra de abertura – que ocorre na quarta-feira, às 14h, no Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart – será "Teatro Comunitário: afirmação da história enquanto resistência".
Nela, os convidados Rafael Murillo Selva, de Honduras, e Christopher Odhiambo, do Quênia, apresentarão duas propostas teatrais comunitárias modelares, que incluem o resgate da história da luta pela independência por meio do teatro, nos Andes Colombianos na África.
Nos demais dias, os convidados nacionais e internacionais trarão dados da Rede Latino Americana de Teatro Comunitário e elementos do intercâmbio europeu e africano. No sábado, às 16h, ocorrerá uma mesa-redonda sobre o teatro comunitário no contexto do neoliberalismo, na qual o grupo finalizará o processo de discussões sobre o tema.
Os workshops do evento ocorrerão do dias 15 a 17, às 9h, ministrados por Sergio de Carvalho, da Cia do Latão; Cesar Escuza, do grupo Vichama, do Peru; Marcelo Palmares, do Pombas Urbanas; de Sharon Muiruri, da Inglaterra; Nikki Mailer, da Inglaterra; e Deanna Borland, da Austrália.
As comunicações serão realizadas também pelas manhãs, a partir das 11h, sendo mais de 40, por participantes de todo o Brasil, que falarão suas experiências na área do teatro comunitário. A programação do evento conta também com apresentação de três trabalhos teatrais, de Florianópolis, do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O evento tem o apoio do Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa de Extensão Universitária (ProExt) de 2011, da Udesc, e do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), da Udesc Ceart.
Serviço:
O QUÊ: 2º Seminário Internacional de Teatro na Comunidade: Conexões através do Atlântico.
QUANDO: De quarta-feira, 14, a sábado, 17.
ONDE: Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 2.007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleoceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350