Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/12/2014-19h28

Plano 20 da Udesc atualizará ações de planejamento estratégico no próximo ano

Versão atual teve diagnósticos maiores - Imagem: Div.
As ações de planejamento estratégico da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terão uma atualização em 2015, que resultará em uma nova versão do Plano 20.

Criado em 2005 e atualizado em 2007 e 2010, o documento recebe modificações periódicas para se adequar aos novos desafios que vão surgindo para a universidade estadual.

A preparação da versão 2015-2035 teve uma etapa importante na semana passada, com a avaliação do andamento das estratégias da atual versão (2010-2030) em evento ocorrido no Plenarinho da Reitoria, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

"Todas as pró-reitorias apresentaram o que já fizeram para atender as estratégias e as dificuldades que encontraram", conta o pró-reitor de Planejamento da Udesc, Gerson Volney Lagemann.

"Os 12 centros da universidade também foram convidados a participar do evento e seis deles enviaram representantes: Cead, Ceart, Cefid, CEO, Ceplan e Cesfi. Cada um dos centros presentes também mostrou o andamento das suas ações", destaca.

Elaboração e uso das análises

De acordo com Lagemann, as avaliações específicas das pró-reitorias e dos centros foram preparadas com base em um modelo de relatório encaminhado pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), com espaço para informar diferentes níveis de cumprimento dos objetivos estratégicos.

"Durante a elaboração dessas avaliações, houve vários comentários de que as reuniões feitas nesses órgãos foram extremamente relevantes, pois oportunizaram momentos de análise e de projeção de novas ações", enfatiza. "Ficou claro para a Proplan que é necessário priorizar investimentos nas fragilidades apontadas."

A diretora-geral do Centro de Artes (Ceart), Gabriela Mager, participou da avaliação geral e ressaltou a importância do evento ocorrido no Plenarinho da Reitoria.

"Tivemos troca de ideias sobre questões administrativas e financeiras", afirma. "Também foi interessante ver o que foi executado pelas pró-reitorias e como as diretrizes administrativas estão sendo trabalhadas pelos centros."

Gabriela explica que o planejamento estratégico coletivo da Udesc Ceart, por exemplo, definiu nove grandes ações para 2014, todas alinhadas ao Plano 20 e avaliadas a cada trimestre. "Conseguimos executar 80% das nossas metas neste ano", declara. "No início de 2015, definiremos novas ações."

Sobre o plano

O Plano 20 da Udesc foi idealizado há quase dez anos para nortear as linhas de desenvolvimento e crescimento da universidade, assim como a distribuição do orçamento anual.

O último processo de atualização do documento, que resultou na versão 2010-2030, iniciou em março de 2009 e mobilizou comissões setoriais nos centros, aprofundando os diagnósticos interno e externo e a geração de indicadores. Foram considerados cinco aspectos:
  1. Ambiente externo: grande inovação nas fontes de consulta e nos tipos de informação coletada e incorporação de novos cenários, como a expansão do sistema federal de ensino superior e o processo de internacionalização das universidades brasileiras e estrangeiras;
  2. Ambiente interno: destaque para o crescimento das atividades da Udesc no ensino, na pesquisa, na extensão e na administração;
  3. Políticas e estratégias: manutenção da base nas dez dimensões da Lei Federal n° 10.861/2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e definição de novas diretrizes;
  4. Plano de expansão: incorporação dos critérios estabelecidos para a expansão dos cursos de graduação nos centros já existentes e de uma proposta para a definição de critérios para a futura expansão em outras regiões;
  5. Planejamento estratégico dos centros: incorporação das demandas de novos cursos de graduação dos centros existentes para um horizonte de 20 anos.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h