Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/11/2022-08h14

Pós-graduandos e egressos da Udesc lançam vídeos sobre sustentabilidade teatral em Santa Catarina

Peça Kasperl e a Cerveija do Papa do Grupo Trip Teatro. Foto: Joni Lindner.
O Cena Criativa, projeto dos egressos e pós-graduandos dos cursos de Teatro e História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com o grupo de pesquisa Imagens Políticas, da Udesc Ceart, lançou quatro vídeos que tratam sobre sustentabilidade do Teatro em Santa Catarina.

O projeto foi aprovado pelo edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, na edição de 2020, e executado com recursos do estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O principal objetivo da iniciativa é investigar, difundir, documentar e colocar em discussão estratégias de sustentabilidade do setor teatral catarinense e o impacto das políticas culturais.

Os vídeos estão disponíveis gratuitamente no canal do YouTube do Cena Criativa. Neles o grupo apresenta entrevistas com profissionais da cena cultural catarinense, que falam sobre iniciativas culturais por diferentes regiões do Estado. 

Entrevistas
No primeiro vídeo é exibida a entrevista de Fabíola Girotto, uma das agricultoras responsável pela Casa de Barro, localizada, na cidade de Curitibanos. Além disso, a entrevistada faz parte do Movimento Sem Terra de Santa Catarina (MST-SC) desde criança. O segundo vídeo é sobre Eloise Livramento, professora do curso de graduação e pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que também faz parte do Observatório de Realidade Organizacional da UFSC.

No terceiro vídeo, o entrevistado é Willian Sieverdt, membro de um dos grupos mais antigos de teatro de Santa Catarina, o "Teatro Embaixo da Ponte".  Sieverdt  também é diretor, ator, bonequeiro e produtor cultural. O 4º e último vídeo é sobre Josiane Geroldi, narradora de história, atriz, produtora e gestora cultural, considerada referência nacional na contação de histórias.

Os organizadores afirmam que os próximos vídeos que serão lançados, ainda em novembro, contarão com medidas de acessibilidade em libras e legendagem.

Sobre o Cena Criativa
A equipe do Cena Criativa é formada por trabalhadores da cultura do campo das Artes Cênicas e do Audiovisual. O projeto foi criado por Emanuele Mattiello, Lucas Viapiana, Leandro Lunelli, Heitor Peixoto e Diego Canarin, com consutoria de Alfredo Manevy, professor de cinema da UFSC e gestor público com atuações no Ministério da Cultura e na Secretaria de Cultura de São Paulo. 

Saiba mais no Instagram do projeto @cenacriativasc.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h