Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/03/2026-16h35

Pós da Udesc Faed inicia semestre com debate sobre acesso à ciência

Programas da Udesc e UFSC tiveram aula de abertura conjunta

Evento reuniu mais de 120 pessoas. Foto: Fernanda do Canto
Os programas de pós-graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e em Ciência da Informação (PPGCin), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), iniciaram o semestre letivo nesta terça-feira, 17, com uma aula inaugural conjunta. O evento teve discussões sobre como tornar a ciência mais acessível e democrática. 

A aula inauguração do semestre foi realizada na Udesc, Auditório Tito Sena, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), em Florianópolis. O evento contou com a participação de cerca de 120 pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e interessados na área. 

A mesa de abertura contou com a presença da coordenadora do PPGInfo, Lani Lucas, coordenadora do PGCin, Luciane Vital, e diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Faed, Ana Paula Nunes Chaves. O cerimonial do evento foi conduzido pela doutoranda do PPGInfo Sabrina Martins.

Ainda na abertura, a coordenadora Lani Lucas informou que já está disponível no site do PPGInfo o edital do processo seletivo para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado de 2026, convidando as pessoas interessadas a acompanharem as informações e prazos.

A aula inaugural teve como foco central a reflexão sobre o papel da ciência na sociedade contemporânea, enfatizando a importância de torná-la mais acessível, comunicável e democrática. Para isso, o evento recebeu dois convidados que contribuíram com perspectivas complementares sobre o tema.

A professora Germana Barata, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abordou a Ciência Aberta e a Divulgação Científica como estratégias fundamentais para a democratização do conhecimento. Com participação de forma remota, a docente utilizou recursos interativos durante sua apresentação para buscar promover o engajamento do público mesmo a distância e fortalecer a dinâmica do encontro.

Na sequência, Jonatan dos Santos, servidor da TV UFSC, trouxe discussões sobre Comunicação Científica e Produção Audiovisual, evidenciando o potencial das linguagens audiovisuais na aproximação entre ciência e público, bem como na ampliação do alcance das pesquisas acadêmicas.

O encontro buscou proporcionar um espaço de troca, integração e reflexão, reforçando o compromisso dos Programas de Pós-Graduação com a construção de uma ciência mais inclusiva e socialmente relevante. Conforme os organizadores da aula inaugural, a presença do público e a qualidade das discussões marcaram o início do ano de forma inspiradora, sinalizando um período promissor para a comunidade acadêmica envolvida.


Assessoria de Comunicação da Udesc 
E-mail: comunicacao@udesc.br 
Telefone: (48) 3664-8007
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: Fernanda do Canto
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h