Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/10/2023-18h23

Pós em Enfermagem da Udesc Oeste faz missões de estudos em países europeus

Duas mestrandas e uma professora fizeram missões em Londres, na Espanha e em Portugal - Fotos: Div.
Duas mestrandas e uma docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó, realizaram missões de estudos a países europeus em outubro.

Entre os dias 8 e 16, a mestranda Angela Sari participou de uma conferência e fez visitas técnicas em Londres.

Já a professora Denise Antunes de Azambuja Zocche e a mestranda Neiva Vargas Poleze realizam, entre os dias 22 e 31, uma série de visitas técnicas em Madrid e Múrcia, na Espanha, onde também participaram de um congresso, e em Lisboa.

Angela e Neiva são alunas e Denise é docente permanente do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Udesc Oeste.

Recursos

As ações de internacionalização do PPGEnf contaram com recursos do edital n. 08/2021 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes).

O projeto da Udesc Oeste foi coordenado pela professora Edlamar Kátia Adamy e o PPGenf foi contemplado com 10 vagas na chamada pública. A turma contemplada tem previsão de encerrar o mestrado em fevereiro de 2024.

Londres

Acadêmica da sexta turma do mestrado, Angela participou em Londres da conferência anual promovida pela Associação de Enfermeiras Estomaterapeutas do Reino Unido (ASCN-UK).

Angela está atualmente produzindo um guia para auxiliar enfermeiros nos cuidados a pessoas com estomias intestinais e urinárias. No evento, ela participou de uma conferência com tema foi “Fazendo ondas e influenciando a prática”.

Hospital e museu

A mestranda também fez uma visita técnica no Hospital Sant Mark ́s, instituição reconhecida pelo atendimento de excelência a pacientes com desordens intestinais e colorretais.

“Através desse intercâmbio acadêmico, foi possível conhecer o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros da Inglaterra, as técnicas e produtos utilizados no manejo ao público em estudo, protocolos, fluxogramas e tecnologias relacionadas ao tema”, destaca Angela.

A viagem foi finalizada com uma visita ao Museu Florence Nightingale, onde a acadêmica conheceu detalhes sobre a vida de Florence, uma das enfermeiras mais influentes da Grã-Bretanha no século 19. Conhecida como "Dama da Lâmpada", seu trabalho ainda é fonte de inspiração para a enfermagem moderna mundial.

Espanha

Já a professora Denise Zocche e a aluna Neiva Poleze fizeram duas técnicas e acompanharam um evento na Espanha, em Madrid e Múrcia; e concluem a missão de estudos até a próxima segunda-feira, 31, com outra visita técnica em Lisboa.

Na Espanha, a primeira visita técnica foi ao Hospital Universitário Ramón y Cajal, onde foram recebidas pelo chefe do Serviço de Medicina Preventiva e Saúde Pública. O hospital tem 40 anos de funcionamento e 900 leitos ativos, distribuídos em 17 andares de edificação.

O objetivo da visita foi conhecer as ações desenvolvidas no nível de atenção hospitalar no âmbito da prevenção e promoção da saúde, assim como as articulações da instituição com a Atenção Primária à Saúde para a continuidade do cuidado.

Segurança do paciente

A segunda visita técnica foi à Sociedade Espanhola de Segurança do Paciente, onde as duas foram recebidas pela presidente da organização, Inmaculada Mediavilla Herrera.

Na atividade, foi possível conhecer as ações de Segurança do Paciente em todos os níveis de atenção à saúde da Espanha.

A docente e a mestranda participaram ainda do 39º Congresso da Sociedade Espanhola de Qualidade Assistencial e do curso Fundamentos de Inteligência Artificial para a Gestão da Qualidade.

Qualificação

"A Espanha desenvolve inúmeras ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde e a troca de experiências proporcionou conhecimentos que subsidiarão a qualificação do instrumento que está sendo construído pela mestranda Neiva para a Atenção Primária à Saúde", destaca a professora Denise.

Em Portugal, a programação inclui uma visita à Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. O objetivo é conhecer o projeto de pesquisa "Liderança para a Segurança do Paciente", que destaca o papel do profissional enfermeiro. A coordenadora do projeto, Elisabete Nunes, recebe as pesquisadoras da Udesc Oeste.

Saiba mais sobre o PPGEnf no site

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Duas mestrandas e uma professora fizeram missões em Londres, na Espanha e em Portugal
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h