Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/09/2009-17h52

Pró-Reitoria de Ensino analisa o desempenho da UDESC no ENADE


A Proen - Pró-Reitoria de Ensino – divulgou nesta segunda-feira (14) os conceitos obtidos pelos cursos da Udesc  no Enade 2008 - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes -. A pró-reitoria também faz uma análise do desempenho da universidade. De acordo com a Proen, o exame objetiva aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências e é realizado a partir da participação no aluno concluinte e ingressante no exame, dos alunos habilitados a fazer a prova.

Já o IDD é a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso e representa, portanto, quanto cada curso se destaca da média, podendo ficar acima ou abaixo do que seria esperado para ele baseando-se no perfil de seus estudantes. O  IDD Conceito busca determinar quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos, enquanto que  O CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Enade e itens como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica do curso.

A tabela com os resultados dos cursos da Udesc no exame realizado em 2008 e á seguinte:.

CONCEITOS ENADE 2008 – POR CURSO
 

CURSO - CONCEITO ENADE – IDD - CPC
1. Física (CCT) – 4 – 4 - 4
2. Pedagogia (FAED e CEAD) – 3 – 2 - 4
3. Arquitetura e Urbanismo(CERES) – SC – SC - SC
4. História (FAED) – 1 – 1 - 3
5. Geografia (FAED) – 4 – 2 - 3
6. Ciências da Computação (CCT) – 3 – 3 - 4
7. Engenharia Civil (CCT) – 4 – 5 - 4
8. Engenharia Elétrica (CCT) – 4 – 5 - 4
9. Engenharia de Alimentos (CEO) – 4 – SC - 4
10. Engenharia Florestal (CAV) – 4 – SC - 4
11. Engenharia Mecânica  (CCT) – 3 – 4 - 4
12. Engenharia de Produção e Sistemas (CCT) – 5 – SC - 4
13. Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (SBS) – 3 – 3 - 3
14. Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (CCT) – 4 – 4 - 4
15. Tecnologia em Mecânica – Prod. Ind. Móveis (SBS) – 1 – SC - 2

Leia, a seguir, a análise da Pró-Reitoria de Ensino


A Pró- Reitoria de ensino traça, neste relato, algumas considerações a respeito da UDESC, no  ENADE 2008- Exame Nacional de Desempenho de Estudantes .

Inicialmente, vamos aos conceitos.

1- Conceito ENADE- O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O Enade é realizado periodicamente a partir da participação dos estudantes dos cursos de graduação, ao final do primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano do curso.

O ENADE Conceito: Calcula-se o conceito pela média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico, da nota padronizada dos ingressantes no componente específico e da nota padronizada em formação geral (concluintes e ingressantes), possuindo estas, respectivamente, os seguintes pesos: 60%, 15% e 25%. Assim, a parte referente ao componente específico contribui com 75% da nota final, enquanto a referente à formação geral contribui com 25%. O conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5) sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível.  É o resultado das provas que os alunos realizam.

2- Conceito IDD - O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) tem o propósito de trazer às instituições informações comparativas dos desempenhos de seus estudantes concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais instituições cujos perfis de seus estudantes ingressantes são semelhantes. Entende-se que essas informações são boas aproximações do que seria considerado efeito do curso.
O IDD é a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso e representa, portanto, quanto cada curso se destaca da média, podendo ficar acima ou abaixo do que seria esperado para ele baseando-se no perfil de seus estudantes.

O Índice (IDD) varia, de modo geral, entre -3 e +3, sendo o desvio padrão sua unidade de medida da escala do IDD. Assim se um curso possui IDD positivo, como IDD=+1,5, isso significa que o desempenho médio dos concluintes desse curso está acima (1,5 unidades de desvios padrão) do valor médio esperado para cursos cujos ingressantes tenham perfil de desempenho similares. Valores negativos, por exemplo, IDD=-1,7, indicam que o desempenho médio dos concluintes está abaixo do que seria esperado para cursos com alunos com o mesmo perfil de desempenho dos ingressantes. Ele é apresentado em cinco categorias (1 a 5) sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível no IDD Conceito. Também é resultante das provas que os alunos realizam. O  IDD busca determinar quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos.

3- Conceito CPC - Trata-se de Conceito Preliminar de Curso. O CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Enade e itens como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica do curso. ´ - Nesse caso, ele depende, além do desempenho do estudante, do preenchimento dos questionários pelos  coordenadores de curso ( no caso da UDESC, que os chefes de departamento respondam aos questionários, quando solicitado, bem como recorram a dados da Instituição, constantes do Banco de Dados do INEP e ainda de respostas que os estudantes deram, quando solicitados).
A seguir apresentamos a  tabela com os resultados dos cursos da UDESC, no exame realizado em 2008.

 
CONCEITOS ENADE 2008 – POR CURSO – UDESC
CURSO    CONCEITO ENADE    IDD    CPC
1. Física - CCT    4    4    4
2. Pedagogia – FAED e CEAD    3    2    4
3. Arquitetura e Urbanismo- CERES    SC    SC    SC
4. História- FAED    1    1    3
5. Geografia- FAED    4    2    3
6. Ciências da Computação - CCT    3    3    4
7. Engenharia Civil - CCT    4    5    4
8. Engenharia Elétrica - CCT    4    5    4
9. Engenharia de Alimentos - CEO    4    SC    4
10. Engenharia Florestal- CAV    4    SC    4
11. Engenharia Mecânica - CCT    3    4    4
12. Engenharia de Produção e Sistemas - CCT    5    SC    4
13. Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (SBS) – Sao Bento    3    3    3
14. Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (Joinville) - CCT    4    4    4
15. Tecnologia em Mecânica – Prod. Ind. Móveis (SBS) – São Bento     1    SC    2

(ref: setembro 2008)

Para a  Pró- Reitoria de Ensino a UDESC apresentou um bom desempenho no Exame de 2008, em seu conjunto, com destaques que apresentamos a seguir. De modo geral, os conceitos obtidos são motivo de comemoração para toda a comunidade acadêmica.
No Exame Nacional de Cursos de 2008, participaram 15 cursos da UDESC, sendo que o curso de Arquitetura ficou com  sem conceito (SC), pois os alunos estavam na 2ª fase do curso.

Salientamos que tal resultado só pode ser obtido pelo empenho dos acadêmicos e dos professores em fazer da UDESC uma Universidade cada vez melhor.
Parabenizamos a todos os envolvidos nesta avaliação, ensejando que a consolidação destes cursos com bom conceito seja permanente.

Com relação ao conceito ENADE
1- Conceitos ENADE 5. Apenas um (1) curso da UDESC obteve este conceito: Engenharia de Produção e Sistemas (CCT). Foi o único curso de graduação que obteve a média mais elevada. O mesmo apresentou um IDD - sem conceito (SC), pois é a primeira vez que participa do Enade.
2- Conceito ENADE 4. 7 (sete) cursos de graduação alcançaram a média 4 (quatro): Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (CCT); Engenharia Elétrica (CCT);  Engenharia de Alimentos (CEO); Engenharia Florestal (CAV); Engenharia Civil (CCT); Geografia (FAED), Física (CCT). No caso do curso de graduação em Engenharia de Alimentos, de fato, dadas as condições de curso em implantação em um Campus novo, este resultado também pode ser creditado ao enorme valor do ser humano em superar adversidades.
3- Conceito ENADE 3. 4 (quatro) cursos: Pedagogia  da FAED e do CEAD; Ciências da Computação  (CCT); Engenharia Mecânica (CCT);  Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (São Bento do Sul-SBS).
4- Conceito ENADE 1 (um). 2 (dois) cursos da UDESC obtiveram conceito 1:  Tecnologia em Mecânica – Prod. Ind. Móveis (São Bento do Sul-SBS) e História (FAED).
5- Conceito (sem conceito – SC): apenas o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo- (CERES) da UDESC ficou sem conceito (SC) no conceito Enade.
Assim, dos 14 cursos efetivamente avaliados, ficamos com nota 5 e 4, em 8 deles. Um pouco mais que a metade. Cabe registrar que também conseguimos 4 e 5  em IDD de alguns cursos.

Quanto ao conceito 3 - este conceito é um conceito mediano, ou seja, conceito 3 em universidade pública é o mínimo que se pode admitir.
   Quanto aos conceitos igual a 2 ou abaixo de 2, ficamos em dois cursos de graduação da UDESC: História (FAED) e Tecnologia em Mecânica – Prod. Ind. Móveis (São Bento do Sul -SBS). O curso de Tecnologia em Mecânica – Prod. Ind. Móveis de São Bento do Sul, está em extinção, tendo sido aprovada no último CONSUNI, a transformação para curso graduação em Engenharia Industrial Mecânica- Bacharelado. Acreditamos que é um primeiro passo para o aprimoramento. 
O conceito 1 em cursos aponta normalmente dois caminhos:
a) O péssimo desempenho do curso é um sinal de que precisa rever seus currículos e métodos de ensino ou;
b) Mostra falta de comprometimento dos alunos e dos professores no processo de avaliação, pois é preciso dar retorno à sociedade do investimento realizado no curso; o empenho dos estudantes no exame de avaliação do MEC/INEP é uma mostra da consideração com o patrimônio público e com o ensino gratuito e de qualidade que recebem. Considerando que o item 1 contraria a visão que se tem na UDESC de um curso formado por excelente corpo docente, instalações e biblioteca, resta a segunda opção.  E com relação a esta, constata-se com pesar que deixamos passar a excelente oportunidade de reafirmar nosso nome em cenário nacional, desfavorecendo inclusive a avaliação da pós- graduação em História. Considera-se urgente que os professores e alunos avaliem os resultados e conseqüências do conceito obtido no exame. De toda forma, é um conceito problemático, pois desenvolvimento integral do estudante não se verifica apenas  na nota. É compromisso social, noção de pertencimento e valorização dos investimentos que a sociedade faz na educação.

Com relação ao conceito IDD

È um conceito muito importante, pois indica o quanto cada curso se destaca da média, podendo ficar acima ou abaixo do que seria esperado para ele baseando-se no perfil de seus estudantes, ficamos com o seguinte quadro:
1-    Cursos da UDESC que se destacaram da média – são cinco cursos- Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (CCT); Engenharia Elétrica (CCT);  Engenharia Civil (CCT); Física (CCT); Engenharia Mecânica (CCT). Todos os cursos de graduação do CCT. Em três deles, ficamossem conceito (SC) - cursos novos- Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Engenharia de Produção e Sistemas.
2-    Em dois cursos, ficamos na média – conceito 3 no IDD: Ciências da Computação (CCT); Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (São Bento do Sul -SBS).
3-    Em três cursos, ficamos abaixo da média- Pedagogia da FAED e do CEAD; História e Geografia (FAED).   Para estes casos, há que se prestar atenção redobrada, o conceito IDD abaixo da média é revelador de deficiências no curso, pois as condições dos alunos que ingressam e as condições da Instituição indicam que o IDD pode ser maior. Se está abaixo da média, sinaliza que é necessário uma avaliação dos resultados que o INEP disponibiliza, além de reuniões internas de avaliação, para um diagnóstico mais preciso das deficiências  a sanar. Assim sendo, cumpre observar com mais atenção o que está acontecendo no curso e no desempenho de seus alunos e professores em suas práticas pedagógicas.
4 - Todavia, no conceito IDD- ficamos com SC- sem conceito - em três cursos da UDESC, que são avaliados pela primeira vez, com excelente performance- Engenharia de Alimentos (CEO); Engenharia Florestal- CAV e Engenharia de Produção e sistemas- CCT.

Com relação ao Conceito CPC
A base deste conceito é o desempenho dos estudantes no Enade e itens como corpo docente, infra-estrutura e organização didático-pedagógica do curso – é onde se concentra nossa melhor avaliação. Entre os 14 cursos avaliados:
1-Obtivemos nota 4( quatro)  em dez  ( 10) Cursos-  Engenharia de Produção e Sistemas- CCT; Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (Joinville); Engenharia Elétrica- CCT;  Engenharia de Alimentos- CEO; Engenharia Florestal- CAV; Engenharia Civil- CCT; Física- CCT; Engenharia Mecânica – CCT;  Pedagogia- FAED e CEAD.
2- Obtivemos nota 3 ( três) – em três (30 cursos: História- FAED; Geografia – FAED e Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (SBS) – São Bento.
3- Obtivemos nota 2 (dois)  - em um curso- Tecnologia em Mecânica – Prod. Ind. Móveis (SBS) – São Bento.
A UDESC, ao destinar recursos para o reaparelhamento e aparelhamento de seus cursos de graduação, mostra mais uma vez que, a despeito de bem avaliada no item Conceito Preliminar de Cursos (CPC) continuará a investir cada vez mais na qualidade de seu corpo docente, infra-estrutura e laboratórios. 
Aos alunos e professores, bem como ao corpo técnico, que colaboraram e cumpriram seu dever de responsabilidade, de compromisso social, que mostraram noção de pertencimento e valorização dos investimentos que a sociedade faz na educação, nossa solidariedade e enorme gratidão pelo empenho em fazer vir à cena, nossas conquistas e nossos esforços. Aos que ainda não compreenderam a importância da avaliação institucional, temos a lamentar e com pesar, registrar que deixamos passar uma excelente oportunidade de reafirmar nosso nome em cenário nacional. As atitudes isoladas prejudicam um conjunto, que é a Universidade que precisa mostrar porque  continua e merece ser pública, gratuita e de qualidade. A Pró-Reitoria tem o direito, e sobretudo o dever,  de se manifestar sobre os resultados obtidos pela Universidade em seu conjunto.

Profa.Sandra Makowiecky
Pró-Reitora de Ensino
Setembro de 2009

galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h