Programa oferece apoio técnico-acadêmico remoto a municípios catarinenses
O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com edital aberto para selecionar municípios interessados em receber assessoria técnico-acadêmica gratuita por meio do programa de extensão Assessoria Remota (Assessorem). A iniciativa prevê atendimentos remotos no primeiro ou no segundo semestre do ano vigente, conforme a organização das disciplinas do curso de Administração Pública.
As inscrições podem ser feitas de 10 ao 27 de fevereiro pelo link. A divulgação do resultado preliminar é dia 3 de março.
Podem se inscrever municípios catarinenses que tenham condições de participar das atividades em modalidade remota, incluindo acesso à internet e computador. Para efetivar a inscrição, a prefeitura deve preencher formulário online e encaminhar, por e-mail, os documentos do(a) prefeito(a) (carteira de identidade, CPF e termo de posse).
Também é necessário indicar um servidor ou servidora pública que atuará como tutor municipal, acompanhando as atividades e facilitando o acesso às informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho
As inscrições são gratuitas e cada município pode se inscrever apenas uma vez.
O número de selecionados dependerá da quantidade de estudantes da quinta fase do curso de Administração Pública vinculados às disciplinas com carga horária de extensão. As prefeituras escolhidas não terão qualquer custo com a participação no programa.
O prazo para interposição de recurso contra o resultado preliminar é de um dia útil após a divulgação.
O Assessorem é coordenado pela professora Patrícia Vendramini.
Sobre o programa
O programa busca aproximar a universidade das administrações municipais, contribuindo para o aprimoramento da gestão pública, ao mesmo tempo em que fortalece a formação prática dos estudantes. A proposta é apoiar as prefeituras em demandas específicas, desenvolver mecanismos de acompanhamento das ações realizadas e compartilhar os conhecimentos produzidos a partir das experiências.
A assessoria será realizada de forma remota, com uso de plataformas digitais gratuitas. A comunicação entre estudantes, professores orientadores e equipes municipais poderá ocorrer por e-mail, aplicativos de mensagens, telefone e videoconferência. Eventualmente, conforme a disponibilidade da universidade, poderão ocorrer visitas presenciais aos municípios participantes.
Entre as atividades que podem ser desenvolvidas estão o diagnóstico territorial do município e a elaboração de plano de comunicação institucional, com foco em estratégias como marketing de serviços públicos, marketing social ou promoção de lugares turísticos, sempre com uso de linguagem simples e perspectiva de inovação na gestão.
Em caso de dúvidas, podem ser enviadas para o e-mail: assessorem.esag@udesc.br
O edital na íntegra pode ser acessado aqui.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Verônica Caroline da Silva Gonçalves
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
(estagiária sob supervisão da jornalista Magali Moser)