Obra intitulada “Interiores” é composta por contos curtos.
Capa do livro "Interiores", de Antonio Vargas.
Imagem: Divulgação.
O professor aposentado Antonio Carlos Vargas Sant'Anna, do Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lança o livro “Interiores”. Composto por nove contos curtos, o título foi publicado em setembro deste ano pela Editora Viseu e está disponível para venda em diferentes plataformas e livrarias, como
Amazon,
Google Play,
Apple Books,
Kobo,
Estante Virtual e
Um Livro.
O docente explica que o título “Interiores” foi escolhido pois é sinônimo de coisas que estão guardadas, não expostas, mas também significa algo que não pertence à capital, pertence a uma cidade pequena. “Utilizo os dois sentidos, pois todos os contos se passam em cidades pequenas e todos eles revelam coisas que os personagens traziam escondidas, mas acabam deixando que se revelem. Daí também o plural”, diz.
Ele afirma ainda que a escrita é um exercício de preservação da humanidade. “‘Por que se escreve? Para que se escreve? Para quem se escreve?’ São perguntas que me faço. A resposta, que encontrei com o passar dos anos, é que se escreve para não perder a humanidade. Ainda que muitos escrevam e a humanidade nunca passou perto, como se pode comprovar por textos de grandes genocidas. Mas eu escrevo para não perder a minha humanidade. Para perguntar sem fazer um questionamento. Para alegrar sem contar uma piada. Para deixar no ar a dúvida”, fala.
Resumo do livro
No conto “Uma visita inconveniente”, o dono de bar recebe a visita de uma porca da raça Landrace, a qual traz um pedido do falecido marido para o irmão. Em “Ponto e Vírgula”, o Chef recebe a visita do irmão de um argentino, o qual pede para comparecer ao lançamento da nova e inusitada receita. “A peixaria” narra uma visita da esposa fugida que pede ao marido um favor para o amante falecido. Já em “Tabelionato”, um tabelião falsifica escrituras públicas e documentos para fazer justiça social a partir de fatos ouvidos.
O texto “Negócios” conta a busca de um proprietário por achar um sócio evitando a bancarrota. “A fórmula” descreve os esforços de um farmacêutico por encontrar o medicamento capaz de aumentar a estatura de uma mulher que padece nanismo. “Scarlet Mistérios” acompanha uma jovem cujo desejo é ser atriz ou cantora, e em busca deste sonho, é duplicada enquanto atua como assistente de um mágico de circo. Em “A Casa número sete”, um carteiro lê as cartas que rouba e não entrega. Por último, “O mercado”, mostra um proprietário que, após uma queda, passa a adotar um comportamento estranho.
Sobre o autor
O professor Antonio Carlos Vargas Sant'Anna é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Artes/Pintura pela Universidade Complutense de Madrid, da Espanha, além de ter Pós-Doutorado em Antropologia Social e História da América e da África pela Universidade de Barcelona.
Ingressou na Udesc em 1993. Foi diretor-geral do Ceart (2005-2009), chefe do Departamento de Artes Visuais, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenador de pós-graduação. Também atuou como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade.
Como artista, participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Portugal.
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350