Giovanni Lemos de Mello foi um dos dois agraciados com o Prêmio Aline Brun e Geraldo Bernardino
Professor da Udesc recebeu reconhecimento em feira realizada
em Minas Gerais. Foto: Divulgação
O professor Giovanni Lemos de Mello, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, foi reconhecido com o Prêmio Aline Brun e Geraldo Bernardino – Personalidades Brasileiras da Aquicultura 2025. A cerimônia de entrega ocorreu na segunda-feira, 26, em Uberlândia (MG), durante a abertura da
Aquishow Brasil, feira do setor aquícola nacional, e destacou duas personalidades consideradas exemplos de dedicação e contribuição para o fortalecimento da aquicultura brasileira.
“Foi uma emoção indescritível ouvir meu nome ser anunciado. É gratificante perceber que nosso trabalho contribui de forma positiva para a formação de profissionais e para o desenvolvimento de um setor tão promissor como a aquicultura”, destaca o docente. “A aquicultura é uma área ainda jovem no Brasil, com um potencial gigantesco. Ela é também biotecnologia, alimento saudável e economia azul. Estamos vivendo a década dos oceanos e precisamos ocupar esse espaço com competência, ética e sustentabilidade", completa.
Trajetória acadêmica
Mello ingressou na Udesc em outubro de 2010 como colaborador do recém-criado curso de Engenharia de Pesca, no
Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna. Em 2013, passou a atuar como professor efetivo e, em 2025, completa 15 anos dedicados ao ensino, pesquisa e extensão universitária. O docente ministra aulas nos cursos de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas, além de atuar como orientador no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZOO) da Udesc Oeste.
“Este prêmio simboliza um marco muito especial na minha carreira. Já percorri 17 estados brasileiros e 12 países levando o nome da aquicultura brasileira e, com muito orgulho, o nome da Udesc também. O reconhecimento renova minha motivação para continuar contribuindo com a pesquisa, o ensino e a extensão”, afirma.
Engenheiro de Aquicultura formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mello possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da mesma instituição. Sua trajetória profissional é marcada por mais de duas décadas de atuação na área, especialmente na criação de camarões marinhos, além de atividades como professor, pesquisador, extensionista, empreendedor e editor da revista
Aquaculture Brasil.
“Tenho muito orgulho em dizer que ‘mergulho’ na aquicultura desde o primeiro dia de aula, em abril de 1999, quando integrei a primeira turma do primeiro curso de Engenharia de Aquicultura do país. Acredito que este reconhecimento seja fruto desse conjunto de ações, sempre pautadas pela crença na aquicultura como vetor de desenvolvimento econômico e inclusão social”, ressalta.
Pesquisa e cooperação internacional
Na pesquisa, o professor se dedica especialmente à piscicultura marinha, com ênfase em estudos sobre espécies como o robalo-flecha e a garoupa verdadeira. Atualmente, integra um projeto, em parceria com outras universidades, para o desenvolvimento tecnológico da criação da miraguaia, além de atuar no Laboratório de Aquicultura (LAQ) e no Grupo de Pesquisa em Aquicultura (GPAq) da Udesc.
Paralelamente, tem trabalhado na articulação de importantes parcerias de cooperação internacional, especialmente com Moçambique e China, visando o intercâmbio científico, tecnológico e formativo.
“Levar o conhecimento gerado na Udesc para além das fronteiras brasileiras e aprender com outras realidades é uma oportunidade única, que certamente trará benefícios para nossos alunos e para o desenvolvimento tecnológico de Santa Catarina”, avalia.
Reconhecimento ao setor
O Prêmio Aline Brun e Geraldo Bernardino é uma homenagem criada em 2022, que reconhece anualmente duas personalidades — um homem e uma mulher — com destacada atuação no setor aquícola brasileiro. Em 2025, além do professor da Udesc, a chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, também foi agraciada.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934