Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/10/2013-18h51

Professor da Udesc ganha primeira bolsa de cátedra na história da instituição

Bogo fará pesquisa e ações de ensino nos EUA por seis meses - Foto: Heloíse Guesser/Ascom Udesc
O coordenador da Editora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Amauri Bogo, foi selecionado entre 95 candidatos para receber a única bolsa da Cátedra Fullbright em Ciências Agrícolas na Universidade do Nebraska, nos Estados Unidos (EUA). O resultado foi homologado nesta terça-feira, 22.

Essa é a primeira vez na história da Udesc que um docente ganha uma bolsa para cátedra, na qual o participante ensina técnicas da área em que atua.

"Considero essa bolsa como a consolidação da minha carreira acadêmica e a valorização científica de tudo que já produzi", disse Bogo, que é professor da universidade desde 1995 e tem mais de cem artigos publicados em periódicos, livros e capítulos na área de Fitopatologia, com ênfase em fruteiras de clima temperado.

A partir de setembro de 2014, o docente ficará seis meses na cidade de Lincoln, sede da Universidade do Nebraska, onde desenvolverá pesquisa e participará de atividades de ensino relacionadas à patologia de plantas. "Eu e a universidade dos Estados Unidos já estamos montando o plano de trabalho", conta Bogo.

Entre os benefícios do Fullbright, que é um programa de bolsas de estudo do governo dos EUA, estão auxílios de manutenção e instalação, passagens aéreas, seguro-saúde, moradia e acesso aos serviços da Universidade do Nebraska.

Currículo do docente

Amauri Bogo é professor do Mestrado e do Doutorado de Produção Vegetal, que a Udesc oferece em Lages, por meio do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).

O docente tem Mestrado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutorado em Fitopatologia pela Faculdade Imperial de Ciência, Tecnologia e Medicina de Londres, na Inglaterra, além de ser editor-associado da Revista Ciência Rural e consultor ad hoc dessa e de outras publicações científicas.

Na Udesc, também já ocupou os cargos de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e de secretário de Assuntos Internacionais.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h