Trabalho de Aleksander Paterno abre caminho para criação de nova família de sensores
Laboratório onde o pesquisador trabalhou em Valência.
Foto: Divulgação
O professor Aleksander Sade Paterno, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEEL) da Udesc Joinville, apresenta nesta sexta-feira os resultados da pesquisa desenvolvida num estágio pós-doutoral junto ao Instituto de Ciência dos Materiais e ao Departamento de Física Aplicada e Eletromagnetismo, ambos na
Universidade de Valência, na Espanha. O evento marca a prestação de contas e o compartilhamento do conhecimento adquirido durante seu afastamento da Udesc, entre agosto de 2024 e agosto de 2025. A apresentação está marcada para as 9h30 no auditório do DEEL (sala e03) e terá 45 minutos de duração.
Intitulada “Propriedades elásticas de fibras ópticas sob difusão de hidrogênio e deutério por espalhamento Brillouin estimulado”, a pesquisa de Paterno investiga a resposta dinâmica e as alterações nas propriedades elásticas fundamentais em fibras ópticas ordinárias de sílica quando submetidas à difusão de hidrogênio e deutério em alta pressão. Esse tema, segundo o professor, tem grande relevância para a indústria do hidrogênio.
O destaque metodológico do trabalho é o uso do FSBS (Forward-Stimulated Brillouin Scattering), que permite a detecção imediata da entrada do gás no revestimento da fibra. Diferentemente de métodos convencionais, que exigem horas (ou até dias) para que o gás atinja o núcleo, a técnica oferece, nas palavras do pesquisador, “uma solução de alerta precoce crucial para aplicações de segurança industrial e monitoramento de integridade de fibras”.
O mesmo princípio de funcionamento, conforme Paterno, pode ser usado para a detecção rápida e ultrassensível em aplicações químicas, biológicas e de materiais quando uma fibra qualquer seja funcionalizada, “abrindo o caminho para o desenvolvimento de nova família de sensores na Udesc”.
Até o momento, trechos da pesquisa foram divulgados em seis conferências. Uma publicação parcial em periódicos sai ainda em dezembro, com outras já agendadas para 2026.
O professor convida a comunidade acadêmica da Udesc, o público externo e pesquisadores interessados em temas como sensores, fotônica e engenharia de materiais.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefones: (47) 3481-7882 e 3481-7922