Com a bolsa, o professor Edélcio Mostaço torna-se um dos poucos pesquisadores a desfrutar desse tipo de estímulo para o desenvolvimento de seu trabalho em Santa Catarina, já que são poucas bolsas de Pq em todo Brasil, notadamente na área do teatro. As bolsas de Pq tem como objetivo estimular a pesquisa, implementar a formação de novos pesquisadores através das orientações na pós-graduação e fornecer novos integrantes ao quadro de consultores do CNPq.
Mostaço ingressou na UDESC em 2002, sendo atualmente Professor Associado, um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Teatro, hoje articulado nos níveis de mestrado e doutorado. O professor integra a linha de pesquisa Teatro, Sociedade e Criação Cênica e foi um dos iniciadores do grupo de pesquisa Inter-textos, voltado ao estudo e desenvolvimento de temas associados à recepção, história cultural e intertextualidades. Integra também o grupo de pesquisa História e Teatro, reunindo historiadores de todo o país. Além de lecionar na UDESC, é professor-visitante junto ao programa de pós-graduação em artes cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Perfil
Edélcio Mostaço é professor de estética teatral e fez doutorado na Universidade de São Paulo, defendendo uma tese sobre a Poética, de Aristóteles. Durante muitos anos foi pesquisador do CEAC-Centro de Estudos de Arte Contemporânea, ligado a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Entre os livros publicados estão Teatro e Política: Arena, Oficina e Opinião (1982), O Espetáculo Autoritário (1983) e Nelson Rodrigues: a transgressão (1996). Tem capítulos publicados, entre outros, nas obras Enciclopédia Itaucultural do Teatro Brasileiro (da qual foi consultor e redator), O Pós-Modernismo e Dicionário do Teatro Brasileiro, as duas últimas da editora Perspectiva, SP. Atuante em congressos, seminários e simpósios nacionais e internacionais, o professor é autor de inúmeros artigos em periódicos acadêmicos.