Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/01/2022-14h02

Professor de Enfermagem da Udesc Oeste realiza estágio em hospital da Alemanha

Arnildo Korb estudou como alemães lidam com o controle de infecções urinárias - Foto: Divulgação
O professor Arnildo Korb, do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou estágio neste mês no Hospital da Rede Helios da Alemanha, na cidade de Neinburg. As atividades ocorreram de 20 a 24 de janeiro.

Korb atuou especialmente no Setor da Urologia, onde buscou entender a atual realidade alemã em relação ao controle de infecções urinárias. O tema é um dos focos das pesquisas do professor na graduação e no mestrado profissional em enfermagem na Udesc Oeste. O docente também estudou outras questões, como a resistência bacteriana aos antimicrobianos.

O pesquisador relata que, no ambiente hospitalar, ele pôde vivenciar as preocupações dos profissionais da saúde em relação ao alto índice de resistência bacteriana aos antimicrobianos de última geração usados (mas raramente prescritos) na saúde humana.

Além disso, o professor Arnildo destaca que sua atuação foi feita em período de férias e com recursos próprios.

Similaridade

"Conforme os profissionais da saúde, esse perfil de resistência bacteriana  é específica para a região do Weser e pode ser justificado pela alta produção intensiva de animais como frangos e suínos. Essa característica produtiva é muito similar a do Oeste catarinense", destaca. 

Korb ressalta que essa resistência bacteriana tem dificultado o tratamento de  infecções urinárias, especialmente em pacientes que usam cateteres.

Outro aspecto relacionado é a alta incidência de neoplasias de bexiga em homens, que, segundo as pesquisas avaliadas pelo professor, decorre do tabagismo.

"Grande número de pacientes atendidos no setor de urologia do Helios Kliniken, em Mittelweser, apresenta essas compleições que se asseveram com o desenvolvimento de infecções urinárias não tratáveis em virtude da resistência bacteriana aos antimicrobianos.” 

Internacionalização

Segundo o docente, além de agregar conhecimento, o estágio buscou contribuir no processo de internacionalização do curso de enfermagem da Udesc Oeste e abrir possibilidades de intercâmbios para estudos e trabalho de jovens brasileiros no país europeu. 

Além de professor adjunto no curso de Enfermagem, Korb é docente do do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Udesc Oeste, e tem experiência na área da saúde coletiva, atuando na pesquisa e na extensão universitária nos seguintes temas: meio ambiente, saúde e educação. 

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Arnildo Korb estudou como alemães lidam com o controle de infecções urinárias
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h