Lani Lucas concluiu estágio acadêmico e de pesquisa
na Universidade de Santiago Compostela. Foto: Div.
A professora Lani Lucas, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concluiu na última sexta-feira, 19, um estágio acadêmico e de pesquisa na
Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, junto ao
Grupo de Investigación Stellae. Entre as atividades durante a visita, a docente, que é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Udesc Faed, ministrou um seminário voltado a doutorandos do programa de Equidad e Innovación en Educación sobre plano de dados de pesquisa no contexto da Ciência Aberta.
De acordo com a professora, que iniciou o período de estágio no dia 8 de setembro, o assunto é uma área estratética e de crescente relevância acadêmica. Além do seminário, a pesquisadora participou de reuniões com doutorandos do grupo de pesquisa espanhol, contribuindo para o desenho de planos de dados das teses e para o debate sobre o enquadramento da ciência aberta em pesquisas educacionais.
Outro ponto de destaque da estadia na instituição de ensino superior espanhola foi a planificação de futuras colaborações entre a Udesc e a Universidade de Santiago de Compostela, no sentido de ampliar redes de investigação e intercâmbio científico, além de fortalecer a internacionalização. "Com esta iniciativa, a Udesc reafirma sua aposta na internacionalização da pesquisa em Educação e Gestão da Informação, aproximando a produção científica brasileira de centros de excelência europeus", conclui Lani Lucas.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br