Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/03/2024-18h32

Professora da Udesc Lages divulga pesquisa realizada em pós-doutorado no Canadá

Maria Raquel Kanieski compartilhou pesquisa  e experiências no Canadá - Foto: Letícia Oliveira
Nesta sexta-feira, 15, a professora Maria Raquel Kanieski, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu a palestra "Do pólen à diversidade funcional das árvores urbanas e experiências multiculturais na América do Norte".

O evento, aberto para toda a comunidade acadêmica, teve o objetivo de divulgar o projeto de pesquisa realizado pela docente durante o período de pós-doutorado, em 2023, na Universidade do Quebec em Montreal, no Canadá. Maria Raquel é professora do Departamento de Engenharia Florestal e do Programa de pós-graduação em Engenharia Florestal da Udesc Lages.

Além de apresentar o projeto de pesquisa no qual trabalhou, Maria Raquel apresentou outras pesquisas com as quais teve contato no Canadá que possam servir como referência para os pesquisadores da Udesc Lages. "Trabalhei, principalmente, em um projeto de pesquisa relacionado à distribuição espacial do pólen das árvores urbanas, em parceria com o Ministério da Saúde Pública do Quebec", conta. "A função é verificar a influência da produção de pólen das árvores em doenças alergênicas na população", explica.

De acordo com a professora, este é um projeto inovador "até mesmo para o Canadá, que está conseguindo fechar muitas lacunas dentro da pesquisa de doenças alergênicas relacionadas às árvores urbanas", diz. "E durante essa experiência eu tive a oportunidade de conhecer toda a parte de concepção e instalação da metodologia para a aplicação do projeto até o produto final de publicação científica", conclui ela.

A professora também compartilhou experiências além do ambiente acadêmico, como sobre viver na província do Quebec, adaptação ao clima do país, aprendizado de duas línguas, contato com diferentes culturas e oportunidades possíveis para os acadêmicos em outros países. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h