Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/03/2022-20h01

Professora da Udesc Oeste coordena revisão das diretrizes curriculares de Enfermagem

Grupo de trabalho se reuniu na USP - Foto: Divulgação
A professora Edlamar Kátia Adamy, do Departamento de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participou nesta semana de reuniões em São Paulo com o grupo de trabalho (GT) que discute a minuta das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Enfermagem (DCN/Enf), que estão em análise pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC).

O grupo é composto por enfermeiras da Comissão Permanente da Graduação da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e por membros do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) - enfermeiros docentes de diferentes regiões do País com vasta experiência no ensino em enfermagem.

Os encontros aconteceram nesta quarta, 16, e quinta-feira, 17, na sede da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP).

Revisão

Kátia Adamy conta que a CNE solicitou à Aben e ao Cofen uma nova análise da minuta das diretrizes, que estão em vigência desde que foram publicadas, em 2001, e nunca foram revisadas. As DCN/Enf estão em análise pelo conselho desde 2017.

Coordenadora do trabalho de revisão feito pelo GT, a professora destaca que as diretrizes direcionam a constituição do perfil profissional do enfermeiro, e tem como princípios a formação para atuar com qualidade, efetividade e resolutividade nos serviços de saúde.

A docente ressalta que elas são "a base para o funcionamento de qualquer curso de graduação em Enfermagem no País".  

"As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Enfermagem são normas obrigatórias que orientam e propiciam concepções a serem observadas no planejamento, desenvolvimento  e avaliação pelas instituições de ensino superior do País, tendo como base legal a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)", conclui.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Grupo de trabalho se reuniu na USP
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h