Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/06/2015-16h40

Professora da Udesc será técnica da seleção de ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos Universitários

Maria Helena coordena projeto Aperfeiçoamento em Ginástica Rítimica - Foto: Luiz Philipp
A professora Maria Helena Kraeski, do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), será a técnica da seleção brasileira de ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos Universitários (Universíade de Verão) – maior competição poliesportiva do mundo depois das Olimpíadas – em Gwangju, na Coreia do Sul, de 3 a 14 de julho.

Entre as atletas que ela comandará na Seleção Brasileira, está Letícia Dutra, 22 anos, treinada por Maria Helena no projeto de extensão Aperfeiçoamento em Ginástica Rítimica, da Udesc, que mantém quatro equipes em diferentes categorias para torneios regionais e nacionais da modalidade, além de colocar atletas em competições internacionais. 

O projeto é resultado de uma parceria entre a Udesc – por meio do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), a Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (Adiee) e a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis (FME).

Maria Helena começou a atuar como técnica de ginástica rítmica em 1988 e é treinadora da equipe Adiee/Udesc, que representa Florianópolis nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e disputa outras competições oficiais desde 1991.

Ela coordena também o Núcleo de Estudos da Ginástica, programa de extensão da Udesc que mantém há 20 anos projetos de iniciação e aperfeiçoamento no esporte, formando novas ginastas.

Seleção

A professora da Udesc Cefid já havia comandado uma seleção brasileira nas Olímpíadas Escolares, em 2008, no Catar, mas é a primeira vez que chefia a delegação nacional na segunda maior competição poliesportiva do mundo.

"Representar o país é sempre muito bom, mas existem dois lados bem importantes: em primeiro lugar, a responsabilidade em exercer essa função, e, em segundo, o orgulho de representar o País e ver o seu trabalho sendo reconhecido", disse Maria Helena.

A Universíade é também a maior competição do planeta envolvendo estudantes. Organizada pela Federação Internacional do Desporto Universitários (Fisu) a cada dois anos, tem, como recordes, a participação de 10.622 competidores na edição de 2011, em Shenzhen, na China, e 174 países em 2003, em Daegu, na Coreia do Sul.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h