Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/03/2021-11h35

Professores da Udesc participam de documentário sobre rendas e moda

“Rendas ao Vento” aborda as rendas de bilro, traço da cultura de Florianópolis

Documentário "Rendas ao Vento" é dividido em três episódios. Foto: Divulgação. 
Neide Schulte e Lucas da Rosa, docentes do curso de Moda do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do documentário “Rendas ao Vento”, que narra diferentes aspectos da cultura das rendas de bilro em Florianópolis. O filme foi lançado em 23 de março, em comemoração aos 348 anos da cidade, e está disponível nesse site. 

“A renda de bilro é parte da cultura local, ela é muito forte, [faz parte] da moda”, afirma Neide Schulte. Lucas da Rosa explica que o papel dele e da professora no documentário foi “falar sobre o ambiente universitário e o que está se fazendo em relação a esse artesanato tão tradicional, que há tanto tempo já veio para Santa Catarina”.

A professora Neide conta sobre seu trabalho usando a renda em roupas e acessórios. Em 2010, o Programa de Extensão Ecomoda Udesc, coordenado pela professora, foi selecionado para representar a universidade num evento em Firenze, na Itália. “Eu pensei: o que eu vou mostrar na Itália, que representaria o Brasil, mais especificamente Florianópolis? Imediatamente eu lembrei da renda”, relata. 

Já o professor Lucas aborda sua pesquisa sobre Moda, Artesanato e Economia Criativa, que analisa as possibilidades de “trabalhar de forma contemporânea a renda de bilro”. Além disso, fala do Programa de Extensão que coordena, Moda e Economia Criativa. Uma das atividades é um curso aberto à comunidade, em que uma rendeira ensina os participantes a tecer a renda, e o programa mostra como aplicá-la no vestuário. 

Para Neide, o documentário é importante por “mostrar para a sociedade essa cultura, esse fazer artesanal”, além de “valorizar o que é da cultura local”. “Rendas ao Vento” é dividido em três episódios, e realizado pela Base Cultural Produções Artísticas e Pulse Filmes, através do Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ∕ Artes Populares – Edição 2019, da Fundação Catarinense de Cultura. 

Saiba mais por meio do Instagram “Rendas ao Vento”

Sobre o Programa de Extensão Ecomoda

O Ecomoda foi criado em 2005, é coordenado pela professora Neide Schulte e tem como foco a capacitação em moda e sustentabilidade, visando reduzir a quantidade de roupas descartadas e prolongar seu uso. Com a comunidade externa, realiza ações sociais e ambientais, com cursos de capacitação, oficinas e palestras sobre produção e consumo éticos, unindo a geração de renda com a preservação do meio ambiente, e utilizando materiais de confecção de vestuário que teriam o lixo como destino final.

Conheça mais o Ecomoda Udesc

Sobre o Programa de Extensão Moda e Economia Criativa

Fundado em 2015, é coordenado pelo professor Lucas da Rosa. As ações do programa buscam contribuir com o fortalecimento da educação voltada para a diversidade cultural, desenvolvendo atividades voltadas para a comunidade acadêmica e a comunidade em geral. Um dos objetivos é capacitar a comunidade no desenvolvimento de produtos têxteis e de vestuário em parceria com rendeiras de bilro.

Acompanhe o projeto no Instagram

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h