Loquimus realiza cursos online e oficinas presenciais,
dentre outras ações - Arte: Divulgação
Completou um ano de atividade um programa de extensão do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que busca fomentar o uso de materiais em áudio (como podcasts) como ferramenta pedagógica.
O
Loquimus – Produção de materiais em áudio como recursos educacionais, coordenado pelo técnico universitário Glenio Madruga II, faz ações voltadas especialmente a professores e estudantes, com o objetivo de apoiar a "criação e difusão de conteúdos educacionais acessíveis, flexíveis e criativos".
O programa atua com projetos como cursos online e oficinas presenciais, inclusive em escolas, e mantem diversas parcerias (leia mais abaixo).
Curso online
Um dos projetos é o curso online
"Produção de áudio como recurso educacional", no formato de autoinstrução, que capacita os participantes em aspectos teóricos e práticos para idealizar, elaborar e produzir materiais em áudio.
A primeira edição, no ano passado, teve 70 inscritos, dos quais 66 foram selecionados e 39 concluíram a formação. Já a edição de 2025, com capacidade ampliada, alcançou mais de mil inscrições.
Podcasts
Já o projeto
"Falando alto: oficina de produção de podcasts" consiste em oficinas presenciais realizadas em polos de apoio onde a Udesc Cead atua. O objetivo é oferecer formação prática a educadores de diferentes regiões de Santa Catarina.
Segundo Madruga, a proposta "busca aproximar os profissionais do uso da voz falada como ferramenta pedagógica em produções de áudio". A iniciativa emitiu mais de 50 certificados no primeiro ano.
Oficinas práticas
E o terceiro projeto,
"A voz e a história: literatura, sonoplastia e produção de materiais em áudio", é desenvolvido em parceria com o programa Saúde e Cidadania, coordenado pela professora Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco e vinculado ao Laboratório de Direitos Humanos (LabDH).
"Essa ação ocorre por meio de oficinas práticas com estudantes dos anos finais do ensino fundamental da Grande Florianópolis, com foco na percepção e exploração do ambiente sonoro que nos cerca, aliando literatura, criatividade e técnicas de sonoplastia", explica Madruga.
Porto Belo
Uma das instituições de ensino que recebeu atividades foi a escola básica municipal Professora Nair Rebelo dos Santos, em Porto Belo, em novembro de 2024.
A oficina "A voz e a história", conduzida por Madruga, em parceria com a professora de Libras Deyse Cristina Barbosa, envolveu os estudantes do sétimo ano, que participaram das etapas de produção de áudio.
Estúdio
Em seu primeiro ano, o Loquimus também estabeleceu parceria com a Biblioteca Universitária da Udesc, em Florianópolis, para otimizar o uso do Estúdio de Áudio e Vídeo da Biblioteca Central, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.
"Essa iniciativa amplia as possibilidades de uso do espaço por técnicos e docentes da universidade, promovendo a gravação de conteúdos voltados ao ensino, à pesquisa e à extensão", conta Madruga.
Entre os projetos beneficiados, estão o grupo de pesquisa Lutas Sociais, Trabalho e Educação (Lute), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), e o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), da Udesc Cead.
Também usam o espaço as equipes dos podcasts "Nas Entrelinhas", produzido pelo Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos (Lasp) e pelo grupo de pesquisa Politeia - Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão, e Udesc Cead Presente, feito pela Assessoria de Comunicação da Udesc Cead.
Equipe
Além da coordenação de Glenio Madruga, o Loquimus conta com a participação das bolsistas Ana Xavier Beling e Yasmin Schröer da Silva, estudantes do curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), que atuam desde maio de 2024 no apoio às ações do programa.
Mais informações podem ser obtidas pelo
Instagram ou pelo e-mail
loquimus.cead@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8454
Texto escrito pela estagiária de Jornalismo Maria Eduarda de Toledo Vieira, sob orientação do jornalista Gustavo Cabral Vaz.