Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/10/2018-16h02

Programa de aposentadoria da Udesc finaliza atividades da primeira turma de Lages

Ao todo, foram dez encontros no centro abordando diversos temas - Foto: Andrielle Machado
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, realizou o último encontro da sua primeira turma no Programa de Orientação para Aposentadoria (Popa) na quinta-feira, 4, com o tema sobre projeto de vida no pós-carreira com a palestra Repensando as Possibilidades, ministrada pelo Dr. em Ciências Empresariais Moacir Jorge Rauber e depoimentos dos participantes. O Popa busca preparar e orientar servidores da Udesc que, dentro de três anos, terão direito à aposentadoria ou que já têm o tempo de serviço necessário.

Ao todo, foram dez módulos, que abordaram os seguintes temas:  aposentadoria e as escolhas ao longo da vida; qualidade de vida e bem-estar; saúde mental e ginástica para o cérebro; educação financeira; direitos e deveres; relações humanas e vida afetiva; empreendedorismo e voluntariado; planejamento de vida; meditação aplicada ao cotidiano; e projeto de vida no pós-carreira.

 A coordenadora do Popa, Claudia Messores, destacou a importância desses momentos aos servidores da Udesc Lages: "Feliz em possibilitar a eles adquirir novos conhecimentos sobre diversos temas e principalmente dar a eles uma parada, para olhar para suas vidas e poder escolher de forma mais consciente o caminho que irão trilhar nesta nova fase da vida, a aposentadoria".

Uma das participantes, a técnica universitária Cláudia da Rocha, que se aposentará no próximo ano, disse que o Popa foi além do que ela esperava. "Adorei cada tarde, as palestras foram excelentes, o convívio com os colegas, os aprendizados, tudo foi ótimo. A Udesc soube nos valorizar nesse momento delicado em que estamos fechando esse ciclo tão importante de nossas vidas. Agradeço por essa oportunidade de despedida com valorização e consideração a nós."

Já a servidora da Secretaria da Educação de Lages Diane Perkowski, que já está aposentada, sentiu-se privilegiada e se emocionou nos encontros. "O Popa veio através de todos os temas tratados dar uma visão de futuro. Um futuro mais livre dos ponteiros do relógio  e, ao mesmo tempo, repleto de possibilidades, projetos, iniciativas. Nosso lado atleta, artista, investidor, altruísta agora tem como se manifestar com toda a intensidade. Este programa me tornou mais feliz e sou grata pela acolhida", ressaltou.

O evento também contou com a presença da coordenadora de capacitação Giselle Bion,  representando a reitoria.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h