Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/04/2021-13h51

Programa de extensão da Udesc Ceart oferece oficina sobre educação no meio digital

 
"Eu crio, tu ouves, nós conectamos: criação de conteúdo para rádios e podcast”. Esse é o tema da oficina realizada pelo Programa de Extensão Núcleos Comunitários de Cultura, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Toda terça-feira de maio, de 14h as 17h, a artista Aline Maciel vai ensinar técnicas para criar conteúdos educativos no meio digital.

A oficina é direcionada a agentes sociais, educadores da rede pública, organizações sem fins lucrativos e movimentos sociais de Santa Catarina. Devido à pandemia da covid-19 e às aulas remotas, esses profissionais precisaram recriar as atividades educativas para o formato online. O objetivo da oficina é passar narrativas e outros textos literários para a linguagem digital, através da adaptação, gravação e edição desses conteúdos. Para isso, serão usadas as técnicas e ferramentas radiofônicas.

“O uso do rádio e do podcast é uma alternativa para acessibilidade”, explica Jennifer Jacomini, ex-aluna de Pós-Graduação em Teatro da Udesc e colaboradora do Programa de Extensão. Muitos estudantes não têm acesso à internet, ou tem um acesso limitado. O arquivo digital de um podcast consome menos dados, e pode ser baixado no celular com mais facilidade. Além disso, os produtos radiofônicos podem ser transmitidos em canais que não dependam de internet, como uma emissora de rádio.

Antes da pandemia, o programa de extensão era realizado na Biblioteca Livre do Campeche, e tinha como público a comunidade do bairro. Em breve, o projeto terá um quadro na programação na Rádio Comunitária do Campeche, onde os resultados da oficina serão transmitidos. “Eu crio, tu ouves, nós conectamos” será online e vai oferecer um certificado com 12h de carga horária. As vagas são limitadas a 20 participantes e o curso e gratuito.

Sobre Aline Maciel

Contadora de histórias, mediadora de leitura, formadora, escritora e musicista. Aline Maciel é mestre em Letras Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Há oito anos participa da Cia. Mafagafos, com quem realiza encontros online no Clube de Leitura Mafagafos. É voluntária na Rádio Comunitária do Campeche, onde apresenta “Mulheres de Programa”, e onde atuou como coordenadora e programadora, de 2009 a 2013. Também coordenou e participou do projeto “Radio-dramatização de Contos Catarinenses”, vencedor do Prêmio Roquette-Pinto 2010.

Acompanhe a Biblioteca Livre do Campeche no Instagram.

Serviço

O quê: oficina “Eu crio, tu ouves, nós conectamos: criação de conteúdo para rádios e podcast”, com Aline Maciel.
Quando: 4, 11, 18 e 25 de maio, das 14h às 17h
Inscrições: http://bit.ly/radioepodcast
Quanto: gratuito

Para mais informações: envie um e-mail para bolsistasdabilica@gmail.com 


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h