Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/10/2021-17h14

Programa de extensão da Udesc realiza curso sobre estudos da deficiência e educação básica

Curso é desenvolvido pelo programa Ceart Colaborativo do Centro de Artes e já está com as vagas preenchidas

O programa de extensão Ceart Colaborativo, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vai promover o curso on-line “Contribuições dos estudos da deficiência para a educação básica”. Em parceria com o Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI) da Udesc, o programa convidou a psicóloga Laureane Marília de Lima Costa para ser a ministrante. 

O curso, que começa em 25 de outubro, teve boa aceitação do público: foram 136 inscritos, 36 a mais do que as vagas oferecidas. Arivane Chiarelotto, coordenadora do programa, observa que a temática é uma demanda da sociedade, pois os professores buscam “entender melhor as questões das deficiências, rompendo as barreiras atitudinais, comunicacionais, e todo tipo de obstáculo que vem impedir as pessoas de serem de fato cidadãs”.

As aulas serão divididas em quatro módulos: modelos de compreensão da deficiência e suas influências na prática pedagógica; interseccionalidade e interdependência na educação; capacitismo e ética do cuidado no contexto escolar; e mão na massa: criando uma estratégia de intervenção na minha escola. O curso será pela plataforma Moodle, com aulas síncronas e assíncronas. 

Sobre a ministrante

Laureane Marília de Lima Costa é psicóloga, especialista em Psicoterapia Analítico-Comportamental pelo Instituto Goiano de Análise do Comportamento (IGAC). Faz mestrado em Educação pela Universidade Federal de Jataí (UFJ), integra o Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pesquisa a interlocução dos campos da Educação Sexual Emancipatória e dos Estudos Feministas da Deficiência. Atua principalmente nas seguintes áreas: psicoterapia analítico-comportamental para adultos; supervisão clínica; orientação para pais e responsáveis; projetos de prevenção ao sexismo, ao heterossexismo e prevenção de violência sexual; consultoria em saúde e educação sexual; e formação de profissionais da Saúde e da Educação para uma atuação anticapacitista.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h