Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/04/2019-17h48

Programa Esag Kids da Udesc capacita professores de escolas da rede municipal de Florianópolis

 
Professores apreenderam metodologia do Esag Kids para ensinar empreendedorismo e inovação em suas escolas – Foto: Divulgação/Instituto Nexxera
Professores de escolas da rede municipal de Florianópolis participaram na manhã desta sexta-feira, 12, de uma oficina de formação oferecida pelo programa de extensão Esag Kids, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o programa ensina empreendedorismo, inovação e educação fiscal a crianças, de forma lúdica e gratuita.

A capacitação desta sexta foi realizada no auditório da Udesc Esag, no campus da universidade em Florianópolis, com 31 professores. A iniciativa é uma parceria entre o programa Esag Kids da Udesc, o Instituto Nexxera e a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Além dos professores, participaram representantes da instituição de ensino SATC, de Criciúma (SC), e da Prefeitura de Canelinha (SC), interessados em replicar a metodologia do Esag Kids.

A oficina com os professores também foi a primeira etapa do Programa Conexxão Jovem, promovido pelo Instituto Nexxera em parceria com o Esag Kids e a Secretaria de Educação de Florianópolis. De acordo com Carla Inácio da Cunha, do Nexxera, o programa deve impactar 3.000 crianças da rede municipal. Os próximos passos serão as oficinas nas escolas, com professores replicando a metodologia do Esag Kids.

Oficina

Os participantes do encontro receberam as boas-vindas diretor-geral da Udesc Esag, professor Éverton Cancellier. Além dele, Carla Cunha, do Instituto Nexxera, e a diretora de educação fundamental do município de Florianópolis, Giorgia Andrea Wiggers, explicaram o programa e a parceria entre as três instituições.

O treinamento dos professores propriamente dito foi aberto pela palestra do professor Eduardo Jara, da Udesc Esag, coordenador do Esag Kids. Ele falou sobre os “desafios e oportunidades do ensino de empreendedorismo nas escolas”. Em seguida os professores participaram de duas oficinas, sobre empreendedorismo e planejamento.

De acordo com o professor Jara, foi possível verificar durante o treinamento que praticamente nenhum dos participantes havia recebido antes algum tipo de formação específica sobre como abordar o empreendedorismo nas aulas. “Agora estão aptos a replicar parte da metodologia e saíram confiantes de que será possível realizar a oficina em suas escolas”, afirmou. No segundo semestre, mais 30 professores serão capacitados.

Mais informações

Mais informações sobre o Esag Kids podem ser obtidas no site do programa (esagkids.com.br) ou com o professor Eduardo Jara, pelo e-mail eduardo.jara@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professores apreenderam metodologia para aplicar em sala de aula
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h