Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/10/2022-18h04

Programas de Pós-Graduação da Udesc Ceart aumentam conceito pela Capes

Dois cursos aumentaram o conceito e outros quatro mantiveram a nota

 
Dois programas de pós-graduação da Udesc Ceart obtiveram aumento da nota na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao quadriênio 2017-2020.

Dos seis programas do Ceart, quatro mantiveram suas notas e dois subiram no conceito. O Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa) passou de 3 para 4, e o Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), passou de 4 para 5. O Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) e os programas de pós-graduação em Design (PPGDesign) e em Artes Visuais (PPGAV) permanecem com 4, já o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) manteve o 5.

O aumento da nota para o PPGModa traz uma nova possibilidade: iniciar o processo de criação de um doutorado. “O PPGModa é muito novo, essa foi a primeira avaliação feita pela Capes. O mestrado profissional em design de vestuário em Moda da Udesc é o único no Brasil. Todo o corpo docente do curso e os nossos alunos se dedicaram muito nesses 4 anos. Com a nota 4 já é possível pensarmos no doutorado profissional, que será o primeiro doutorado em Moda no Brasil. Já vamos nos preparar para quando abrir a plataforma para novos projetos, inseri-lo”, conta a coordenadora, professora Icleia Silveira.

O PPGMus, que alcançou a nota 5, teve, segundo a coordenação, em todo o processo de obtenção da nota, um trabalho coletivo e individual dos coordenadores que estiveram a frente do programa. O atual coordenador, professor Guilherme Sauerbronn explica que o resultado vem de um trabalho que abarca três coordenações do PPGMus, as dos professores Sérgio Figueiredo, Viviane Beineke e Sérgio Freitas, que não mediram esforços para a criação do doutorado, fator que agrega outros valores ao programa. Para Sauerbronn é o resultado de um trabalho em conjunto, entre coordenadores, corpo docente e alunos: “É o reflexo desse esforço especial. Desde a possibilidade de abrir o curso de doutorado, a elaboração do projeto, a sua aprovação e o investimento do grupo na questão da produção acadêmica e artística. Com isso, a gente teve essa subida de nota que coloca a gente em outro patamar. Saímos do nível em consolidação, que é 3 e 4, e estamos encaminhando para o nível de excelência que é 6 e 7. Assim a gente espera e vai continuar trabalhando para chegar”, completa.

Conceitos
PPGModa - passou de 3 para 4;
PPGMus - passou de 4 para 5;
PPGAC -  manteve 5;
PPGAV - manteve 4;
PPGDesign - manteve 4;
Pro-Artes - manteve 4.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 



 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h