Com recursos do CNPq, iniciativa beneficia 30 estudantes e seis professores a cada ano
Conforme professor Carlos Tasior, "experimentações conectam teoria e prática, despertam mais interesse entre os envolvidos e facilitam aos professores a aplicação da metodologia em sala de aula". Foto: Arquivo.
Docente no Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), professor
Carlos Tasior Leão ministrou uma
oficina criativa para o ensino de conceitos de matemática e física voltada a professores da rede pública de ensino. A atividade faz parte do projeto "Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio".
O professor orientou a construção da estrutura de uma ponte em escala reduzida, utilizando espaguete e cola como material. Segundo o docente, apresentar essa atividade para o grupo de apoio técnico é fundamental, pois
experimentações conectam teoria e prática, despertam mais interesse entre os envolvidos e facilitam aos professores a aplicação da metodologia em sala de aula. “Além de conceitos de matemática e física tratados de forma prática nas etapas de projeto e construção da estrutura, todo processo é divertido. Principalmente no momento de aplicação de carga até romper as pontes. Quando há várias equipes, ainda há a expectativa de qual suportará mais peso”, explica.
Coordenado pela professora
Daiana Petry Rufato, o projeto tem como objetivo incentivar meninas da rede pública de ensino a seguirem carreiras nas áreas das ciências exatas, como engenharias e computação. Com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),
a iniciativa beneficia 30 estudantes e seis professores a cada ano.
Entre os docentes convidados a vivenciar a experiência, está o professor de matemática e física
Paulo Henrique Flores. “Aprendi conceitos aplicados de Física e Engenharia que muitas vezes ficam restritos ao campo teórico, como distribuição de carga, estruturas treliçadas, arcos, vigas e o cálculo de forças [...] essa vivência me ensinou sobre escuta ativa, divisão de tarefas e colaboração.
Vi de perto como o erro pode ser uma ferramenta de aprendizagem quando bem orientado. O professor Carlos sempre incentivava a tentativa, o experimento e a superação dos desafios”, afirma.
Mais informações e outras atividades do projeto podem ser acessadas por meio do perfil oficial no instagram:
@agroengtech.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
*Com informações da jornalista Gleyce Krieser
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