Parceria entre Udesc Lages e Prefeitura tem como objetivo inserir estudantes da rede básica de ensino público no ambiente de ensino superior público, de qualidade e gratuito oferecido pelo CAV. Fotos: Andressa Küster.
Na última quarta-feira, 30, o
Projeto Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas ao Agronegócio (AgroEngTech), do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu a Prefeita de Lages,
Carmen Zanotto. A Coordenadora do projeto, professora doutora
Daiana Petry Rufato, organizou a visita e explicou sobre os objetivos do programa, as demandas das participantes, e mostrou as salas de aulas e projetos das alunas, visando a garantir uma parceria com a Rede Municipal de Ensino.
O Programa foi desenvolvido com financiamento de edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), funciona no
Laboratório de Soluções Baseadas em Tecnologia (LaTec) e tem como principal objetivo atrair meninas de ensino fundamental e médio para as áreas de conhecimento em exatas, culturalmente vistas como “áreas masculinas”. O AgroEngTech apresenta a estas meninas a perspectiva de futuramente cursar uma graduação e acessar uma carreira profissional na área.
O LaTec recebeu também o Secretário Municipal da Educação,
Cristian Oliveira, que escutou atentamente às demandas do programa. “A nossa grande perspectiva com a visita da prefeita é que a gente possa ampliar o nosso projeto, abrindo uma turma extra somente para as meninas do Ensino Municipal” – afirma a professora Daiana. A coordenadora do projeto destaca a demanda por parte das jovens: “Há muitos pedidos das alunas que já estão no curso, para que possam ficar um ano a mais no programa, seja aprendendo ou monitorado novas alunas”. Da parte da Prefeitura, Carmen Zanotto projeta: “A partir de hoje a gente vai fazer uma grande parceria! Que possamos multiplicar este projeto para outras meninas da nossa cidade e que isso passe a ser permanente, a relação entre o CAV e a rede de Ensino do Município e do Estado”.
Atuação e perspectivas do AgroEngTech
O projeto iniciou no dia
13 de março de 2025, e é também chamado de
“Meninas na Engenharia Udesc-CAV”, e permite que essas estudantes de Ensino Fundamental e Médio trabalhem com projetos de eletrônica. Elas já desenvolveram um eletrocardiograma e uma irrigação automática de plantas. O grupo deseja seguir no CAV, monitorando as novas turmas ou até mesmo realizando uma graduação na área. “É uma experiência única e eu aprendi um monte de coisas que eu não sabia. Eu tive uma aula de informática, antes eu não tinha nenhum contato com o computador, nem nada, agora eu sei mexer muito bem” – relata a estudante do 9º ano da EMEB Professor Osni Medeiros Régis,
Natyelle Quadros Amaral, sobre a experiência de estar no programa.
A parceria entre Udesc Lages e Prefeitura tem como objetivo inserir estudantes da rede básica de ensino público no ambiente de ensino superior público, de qualidade e gratuito oferecido pelo CAV. A iniciativa reforçará, portanto, o quão acessível é a estes jovens uma formação universitária em cursos voltados a ciências exatas ou biológicas sem que precisem sair de Lages. “A oportunidade que elas estão tendo, inclusive, de despertar para os cursos de formação na graduação, na área das exatas ou nas outras áreas em que elas se reconheçam como objetivo, propósito de vida. É a universidade abrindo as portas, trazendo a comunidade para dentro da universidade.” – finaliza a Prefeita Carmen.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Andressa Küster*
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
*Sob supervisão da jornalista Carla Torres