Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/05/2018-19h04

Projeto Ceart Aberto à Comunidade integra universidade e sociedade na Udesc

 

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou no último sábado, 28, o evento Ceart Aberto à Comunidade, com atividades gratuitas e abertas ao público. O projeto, coordenado pela Direção de Extensão, será realizado sempre no último sábado de cada mês.

A proposta é oferecer à comunidade catarinense ações de formação e difusão artística e cultural, por meio de atividades desenvolvidas pelos departamentos da Udesc Ceart, nas áreas do ensino, pesquisa, extensão; além de feiras, espaço de convivência, disponibilização de salas para estudos e ensaios, e atividades convidadas.

A primeira edição do evento neste formato contou com oficina de carimbos, samba de gafieira e iluminação na preparação do corpo em cena; exibição de filme; palestras e workshop com a Empresa Júnior de Design e Moda Inventório; roda de conversa e feiras de produtos orgânicos da agricultura familiar e de roupas e arte universitária. Também foi realizado um show com a banda Ipomea Urutau.

“Esta primeira edição aponta para uma mudança de hábito, tanto da comunidade interna quanto externa à universidade, já que esta abertura possibilita vivenciar a universidade em uma data não habitual: o fim de semana. A universidade busca, através de ações como esta, se aproximar cada vez mais da sociedade e se efetivar como um espaço dialógico, no qual saberes e fazeres são compartilhados em busca do desenvolvimento humano e social”, afirma Daiane Dordete, diretora de Extensão da Udesc Ceart.

Interação entre universidade e comunidade

A interação entre universidade e comunidade é uma das principais propostas do evento. Jonas Luiz, estudante de Ciências da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), esteve pela primeira vez na Udesc durante o evento. “Estou sempre procurando alguma coisa para ‘fugir’ um pouco do meu curso, ver coisas novas e achei bem interessante as palestras, principalmente. Gostei muito do evento e pretendo voltar, com certeza”, comentou, após participar das atividades realizadas pela Empresa Júnior Inventório.

Juliano Borba, doutorando em Teatro pela Udesc, também esteve no evento e participou da oficina de samba de gafieira. “Eu acho muito importante que a universidade crie espaços de interação com a comunidade, crie oportunidades para a comunidade entender o que acontece dentro dela”, afirmou.

A programação do evento foi composta por atividades inscritas pela própria comunidade acadêmica, oportunizando também aos jovens artistas e profissionais a possibilidade de conduzirem atividades. Priscila Costa, formada em Teatro pela Udesc, ministrou uma das três oficinas, intitulada Entre luzes e percepções: a iluminação na preparação do corpo atuante. “Conduzir uma vivência sobre a iluminação cênica no trabalho do corpo atuante neste evento foi muito enriquecedor. A troca de experiências, percepções, sensações e dúvidas em relação ao processo só proporcionou um momento de sincera disponibilidade e generosidade dos participantes em estarem ali”, conta Priscila.

Atualmente, Priscila cursa mestrado na Université d’Artois, na França, e comenta sobre seu retorno à Udesc Ceart para ministrar a oficina: “Voltar para o lugar onde tudo começou para mim, tem uma carga e uma responsabilidade muito grande. Em se tratando do laboratório de iluminação nós temos uma estrutura incrível. Considero-me carinhosamente uma filha desse laboratório e assim sendo é sempre maravilhoso retornar para casa e compartilhar o que vimos mundo afora, aprender cada vez mais, além de amadurecer nossas deias”.  

Já a Empresa Júnior Inventório completa 10 anos em 2018 e aproveitou o Ceart Aberto à Comunidade para realizar o primeiro evento do ano comemorativo. Na programação, workshop do software Photoshop e palestras com os empreendedores Lui Iarocheski, Fernanda Kellers e Paula Siqueira. Iarocheski, formado em Moda pela Udesc, criou sua própria marca ao concluir o curso e já apresentou suas coleções nas semanas de moda de Viena e Vancouver. “É sempre um prazer voltar. Meu público favorito para conversar é com estudantes”, declarou.

A próxima edição do evento está marcada para o dia 26 de maio e a programação será divulgada em breve.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Oficina Entre luzes e percepções: a iluminação na preparação do corpo atuante, com Priscila Costa. Foto: Laís Moser
  • Feira de Arte. Foto: Laís Moser
  • Palestra com Lui Iarocheski. Foto: Laís Moser
  • Show com a banda Ipomea Urutau. Foto: Laís Moser
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h