Primeiro curso iniciou no sábado - Fotos: Divulgação
Um projeto do
Centro de Educação Superior do Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, está oferecendo cursos gratuitos de curta duração para capacitar jovens da Região do Alto Vale. Realizadas em parceria com as prefeituras, as formações são planejadas especificamente para os públicos-alvos, com foco no diferencial competitivo e na ampliação das oportunidades de trabalho e renda.
Municípios da região que estejam interessados em oferecer cursos por meio do projeto de extensão Udesc Jovem, coordenado pela professora Valkyrie Vieira Fabre, podem entrar em contato pelo e-mail
valkyrie.fabre@udesc.br.
O primeiro curso do projeto, feito em parceria com a Prefeitura de Ibirama e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), iniciou no último sábado, 9, no campus da Udesc Alto Vale.
Auxiliar de escritório
A formação para auxiliar de escritório é voltada a adolescentes de 14 a 17 anos residentes em Ibirama, que estudam em escolas públicas ou são atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Segundo a professora Valkyrie, o curso terá 60 horas/aula e inclui conteúdos sobre orientação profissional, noções de informática, contabilidade, finanças pessoais e de organizações, legislação trabalhista, direito de família e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
"Começamos com sala cheia e muitas expectativas por parte dos adolescentes", afirma a professora Valkyrie. "As frases mais citadas na aula inaugural pelos jovens alunos foram 'tenho boas expectativas' e 'quero aprender tudo que for possível'. Isso demonstra o interesse dos adolescentes em buscar orientação nessa fase de transição para o ingresso no mercado de trabalho", destaca.
Professores
Os docentes são todos efetivos da Udesc Alto Vale, com formação nas áreas de Psicologia, Contabilidade e Direito. "São mestres e doutores da universidade comprometidos em levar conhecimento aos adolescentes que irão ingressar no mercado de trabalho nos próximos anos", ressalta Valkyrie.
Em José Boiteux, o Projeto Udesc Jovem também já teve aprovação do CMDCA para 80h/a de cursos que serão estruturados especificamente para os adolescentes do município.
"O convênio está em tramitação e deve sair nos próximos dias. A intenção é que o projeto tome corpo e traga um diferencial para os jovens ingressantes no mercado de trabalho em todo o Alto Vale", conclui a professora.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
valkyrie.fabre@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009