Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/05/2021-19h33

Projeto da Udesc Ceart e Coletivo NEGA oferecem oficina para artistas negros

Inscrições encerram sexta-feira, 28 de maio, e oficina será realizada em 5 e 6 de junho

O Coletivo Negras Experimentações Grupo de Artes (NEGA), do Programa NEGA Experimentações Artísticas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vai realizar o LAB Inventiva, uma oficina gratuita para auxiliar artistas negros da região Sul a desenvolver um projeto teatral. Os interessados devem se inscrever através deste formulário até 28 de maio. No momento da inscrição, o participante pode enviar tanto um projeto que já esteja em produção, e precise de aprimoramento, quanto um esboço, uma ideia para colocar em prática.
 
Alexandra de Melo, produtora e palestrante do LAB Inventiva, diz que a pandemia da Covid-19 prejudicou os artistas financeiramente, pois as apresentações estão suspensas. Ela também ressalta que problemas sociais como pobreza, desemprego e desigualdade estão aumentando no Brasil. Por esses motivos, o objetivo da oficina é ajudar artistas negros e lideranças comunitárias a conseguirem recursos com seus projetos, aprimorando a produção para que possam concorrer a editais, programas ou fundos. 

Em 5 e 6 de junho, as sete palestrantes do laboratório darão aulas sobre trabalho criativo, prospecção, gestão de carreira e produção de projetos culturais. Elas são profissionais de referência nas áreas de produção e gestão artística, que buscam fomentar a cultura e a arte da população negra no Sul do Brasil.

O LAB Inventiva será online, através do Google Meet, sempre às 14h, e vai emitir certificado. As vagas são limitadas a 10 participantes, selecionados a partir dos projetos apresentados. O resultado da seleção será divulgado em 30 de maio, por e-mail. 

Conheça as palestrantes

B.art é MC, poeta, DJ e produtora cultural. Atua em duas organizações culturais, a DASMINA, voltada para a questão de gênero, e a Stay Black, com foco em promover visibilidade negra em Santa Catarina. 

Eddy Veríssimo é atriz, produtora executiva, mediadora cultural e gestora de grupo e espaço cultural. Licenciada em Logística pelo Centro Universitário Jorge Amado e graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Idealizadora e executora do Festival ÌYÁ'S e do espetáculo SOBEJO, além de sócia fundadora d`A Outra Companhia de Teatro. Foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria de melhor atriz em SOBEJO, e melhor atriz coadjuvante no espetáculo Arlequim Servidor de Dois Patrões. Também ganhou como atriz coadjuvante no espetáculo infanto juvenil Remendo Remendó, pelo Festival FIT - BA.

Julianna Monique é artista, diretora da Companhia de Artes Elementos, consultora em gestão e projetos culturais da SouZ Empreendimentos, diretora de produção do Festival ÌYÁ'S e coordenadora de produção da Escola de Teatro(s) Preto(s) Pele Negra. Produtora executiva do Festival de Artes Elementos, do AFROARTE - Festival de Artes de Camaçari, do Grupo de Samba de Roda Mirim Raízes do Paraguaçu e Cia da Mata, além de idealizadora do projeto Awon Omodé. Também é professora da Rede Estadual da Educação Profissional da Bahia, Mestranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além de autora dos livros infantis A Mãe de Ayó e Candace Luena, e co-autora em Os Aprendizados de Dila.

Denise Saito é fundadora e CEO da Freela School, uma iniciativa que busca profissionalizar criativos independentes através de conteúdos e experiências. Designer de formação e freelancer há cinco anos, hoje compartilha seu conhecimento e suas vivências através de conteúdos gratuitos, mentorias e cursos.

Thuanny Paes é produtora do LAB Inventiva, multiartista formada em Teatro pela Udesc e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc, com pesquisa na área da arte negra, imagens políticas e descolonização. Além de atuar nas produções artísticas do Coletivo NEGA, criou e produziu os projetos Mulheres Negras Resistem, AFROARTESC - Viajando com Arte Negra nas Escolas Catarinenses e o evento 10 anos do Coletivo NEGA – Trajetórias e Experiências de Quem é de Noite. Desenvolveu trabalhos representando o NEGA no Peru, Argentina e Colômbia. 

Alexandra de Melo é estudante de Licenciatura em Teatro na Udesc, arte-educadora, atriz, iluminadora e produtora. Integra o NEGA, onde participou da produção de 10 anos do Coletivo, além de outras atividades durante a pandemia. Também faz parte do Coletivo Agemo, no qual é produtora do projeto Olorin, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de 2020.

Michele Mafra é arquiteta e urbanista, produtora do LAB Inventiva, atriz e percussionista. Faz Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É integrante do Coletivo NEGA e GESTUS. 

Mais informações, acompanhe o Coletivo NEGA no Instagram

Sobre o Coletivo NEGA

O Coletivo Negras Experimentações Grupo de Artes (NEGA), nasceu do Programa de Extensão NEGA Experimentações Artísticas da Udesc, e completou 10 anos em 2020. Durante a última década, as artistas integrantes voltaram o olhar da sociedade catarinense para a realidade da comunidade negra, levando aos palcos o que elas mesmas vivenciam na vida real. Passaram por escolas, comunidades periféricas, presídios e quilombos de Santa Catarina. O principal espetáculo apresentado nesses espaços foi o Preta-à-Porter, que ficou em cartaz de 2012 a 2019. Adaptada ao longo do tempo, a peça encena as vivências pessoais das atrizes do NEGA, mostrando o que é ser mulher negra no Brasil.

Serviço

O que: LAB Inventiva
Quando: 5 e 6 de junho, às 14h
Onde: Google Meet
Inscrições: através deste link, até 28 de maio
Público: pessoas negras artistas e/ou lideranças comunitárias

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h