Projeto de extensão Ramp realiza atendimentos presenciais e
online a pessoas amputadas. Foto: Divulgação
O Governo de Santa Catarina sancion ou nesta semana a Lei nº 19.193/2025, que institui 5 de abril como o Dia Estadual da Pessoa Amputada. A data passa a integrar o calendário oficial do Estado, acompanhando também as ações do Abril Laranja, campanha nacional de conscientização e prevenção de amputações.
A notícia foi recebida com celebração pela equipe do projeto de extensão
Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Desde 2012, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre o tema a partir de práticas multidisciplinares voltadas à reabilitação da pessoa amputada.
Segundo a coordenadora do Ramp, professora Soraia Cristina Tonon da Luz, Santa Catarina é o primeiro estado no país a ter o dia estabelecido em calendário oficial, “o que dá mais visibilidade para as questões de inclusão, reabilitação e prevenção das amputações, que são um problema de saúde pública”, salienta.
A docente complementa destacando que a instituição da data é uma conquista histórica para o estado. “Nós sabemos o quanto precisamos avançar com relação à reabilitação das pessoas amputadas, à sensibilização e à inclusão, não só social, mas também ocupacional”, completa Soraia.
A cada semestre, o Ramp atende cerca de 50 pessoas que sofreram amputação de membros e necessitam de reabilitação tanto no ambiente hospitalar quando no ambiente ambulatorial, antes ou depois de começar a usar a prótese. Ainda, promove grupo de estudos , seminário científico e eventos na área.
O projeto promove a atenção à saúde dessas pessoas de forma humanizada e buscando o cuidado integral, com avaliações físico-funcionais, avaliações biomecânicas e atendimento específico individual e em grupo.
Mais informações sobre o Ramp podem ser obtidas pelo e-mail
rampudesc@gmail.com e no
Instagram.
Sobre a Lei
A criação do Dia Estadual da Pessoa Amputada foi proposta pelo deputado estadual Silvio Zancanaro, com apoio de lideranças e organizações locais, em conjunto com o projeto para instituição de uma Política Estadual de Reabilitação Integral da Pessoa Amputada.
Conforme a publicação oficial, disponível no Diário Oficial do Estado, são objetivos da data sensibilizar a sociedade sobre as causas mais comuns de amputações e as formas de prevenção; enfatizar a importância de cuidados preventivos e dos hábitos saudáveis que podem reduzir o risco de amputações; promover a inclusão de pessoas amputadas na sociedade, combatendo o preconceito e a discriminação; e divulgar informações sobre redes de apoio e recursos de saúde mental para pessoas amputadas e suas famílias.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934