A experiência de professores e alunos de um dos projetos de extensão do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), voltado ao atendimento de gestantes, acaba de resultar num livro. A obra “Educação Perineal Progressiva – EPP” é fruto do projeto Atendimento Fisioterapêutico na Incontinência Urinária”, coordenado pela professora doutora Soraia Cristina Tonon da Luz.
O livro é um manual prático, com o uso de fotografias, de exercícios indicados para mulheres que sofrem de incontinência urinária. A obra será lançada oficialmente durante o 19º Congresso Brasileiro de Fisioterapia, marcado para os dias 9 a 12 de outubro, no Centro de Convenções Centrosul, em Florianópolis. O livro já está disponível no site Biblioteca 24 horas. (Clique aqui).
Atendimento Fisioterapêutico
O projeto de extensão Atendimento Fisioterapêutico da Incontinência Urinária leva estudantes do curso de graduação em Fisioterapia do Cefid/Udesc a prestar atendimento na área de urinoginecologia, de forma supervisionada, a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Oferece tratamento a pessoas que de outra forma não teriam acesso e contribui na formação dos profissionais.
O projeto é voltado para mulheres com diagnóstico clínico de incontinência urinária, usuárias do SUS. O atendimento é realizado no Ambulatório de Fisioterapia da Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, com as pacientes que para ali são encaminhadas.
Assessoria de Comunicação do Cefid/Udesc
jornalista Carlito Costa
telefone (48) 3321-8656
e-mail comunicacao.cefid@udesc.br