Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/04/2023-14h59

Projeto da Udesc Esag distribui 700 cartilhas sobre direitos das mulheres presas

Cartilhas são enviadas a instituições que fazem atendimento a elas
Duas cartilhas com informações sobre os direitos das mulheres no sistema prisional de Santa Catarina (em regime fechado ou semiaberto) começam a ser distribuídas a partir desta semana a órgãos públicos e outras instituições que prestam atendimento a elas. As cartilhas, produzidas por pesquisadoras da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), serão enviadas às instituições em formato digital e impresso, para distribuição às presas.

A elaboração, produção e distribuição dessas cartilhas são resultados do projeto de pesquisa Asas e Raízes. O projeto envolve o grupo de pesquisa Sapientia, coordenado pela professora Clerilei Bier no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, e o programa de extensão Ecomoda Udesc, ligado ao Centro de Artes, Design e Moda (Ceart). A parceria resultou também em uma capacitação em ecomoda para as mulheres.

As cartilhas serão enviadas à Penitenciária Feminina de Florianópolis, Defensoria Pública, Departamento de Administração Prisional (Deap) e Instituto Arco Íris, entre outras organizações que trabalham com esse público. O projeto contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Direitos

Uma das cartilhas trata especificamente dos direitos das mulheres em regime fechado e a outra é voltada às que estão em regimes extramuros (semiaberto). Elas trazem informações sobre direitos de defesa, a tratamento digno, liberdade sexual e de crença, a visitas, ao trabalho, à educação, à saúde, ao voto, à remição de pena e relacionados à maternidade, além de falar sobre progressão e regressão de pena e benefícios assistenciais.

Além das informações, as cartilhas também informam os contatos de instituições aptas a lhes dar apoio. Na versão impressa, foram produzidos 350 exemplares de cada uma das publicações.

Baixe os arquivos nos links abaixo para imprimir as cartilhas:

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h