Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/01/2026-15h30

Projeto da Udesc Esag é selecionado para desafio nacional

Iniciativa da Enactus se destaca em desafio nacional e amplia ações em educação ambiental e economia circular

Uma iniciativa do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi selecionada pela segunda vez consecutiva para o Top 20 do Desafio Universitário, promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). A ação envolve a organização universitária Enactus Udesc e integra mobilização nacional realizada em parceria com a Enactus Brasil, parte de um movimento internacional presente em mais de 30 países e responsável por estimular o empreendedorismo.

Trata-se do EcoLógica, projeto que estimula a educação ambiental, a economia circular e a gestão responsável de resíduos, capacitando agricultores e fortalecendo a destinação adequada de embalagens de defensivos agrícolas.

Na avaliação da líder de marketing do time Enactus Udesc, Marina Feigel, a iniciativa ganhou destaque na maior rede de empreendedorismo estudantil do país por se consolidar como um projeto estruturado e contínuo.

"Estar novamente no Top 20 mostra que nossas ações não são pontuais, mas construídas com método, impacto real e conexão com problemas concretos", afirma.

Do Sul para o cenário nacional do empreendedorismo social

Com a classificação, o projeto integra a única equipe da região Sul que segue na disputa pelo Top 3 nacional. A próxima etapa ocorre durante o Encontro Nacional da Enactus Brasil (Eneb), considerado o maior evento de empreendedorismo social universitário do país, que será realizado neste ano em Campo Grande (MS) entre os dias 21 e 24 de julho.

Segundo o representante do time Enactus Udesc Luca Verdieri, neste momento, a equipe  se dedica ao  levantamento de recursos para participar do evento.

"Estamos nos preparando para competir com força no Eneb", complementa

Ações que conectam universidade, campo e comunidade

Para 2026, o EcoLógica apresentou um plano de ações voltado a diferentes públicos. A integrante do grupo e líder de marketing do time Enactus Udesc, Marina Feigel, também comenta que o principal objetivo do projeto é ampliar o alcance da educação ambiental por meio de ações práticas e formativas.

"Buscamos gerar impacto direto na conscientização sobre o descarte correto de resíduos e no fortalecimento da economia circular junto à comunidade", destaca.

No ambiente universitário, serão realizadas várias ações de estímulo à economia circular, incluindo palestras, mesas-redondas e rodas de conversa sobre sustentabilidade, inovação e produção responsável, envolvendo instituições de ensino.

No meio rural, o projeto executa a ação AgroLógica, descarte correto é feito com lógica, voltada à capacitação de agricultores e cooperativas sobre a destinação adequada de embalagens de defensivos agrícolas, em alinhamento com o Sistema Campo Limpo.

O eixo de educação ambiental inclui ações de sensibilização com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, em escolas e organizações sociais, em parceria com o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo. Para Marina, trabalhar com crianças e jovens é essencial para a formação de hábitos sustentáveis.

"É desde cedo que valores e comportamentos são construídos, e a educação ambiental tem um papel central nesse processo", acrescenta.

As atividades educativas são complementadas por ações práticas, como a limpeza de praia, conectando teoria e prática ambiental.

Formação de lideranças e novos desafios em 2026

Além do Desafio Universitário do inpEV, o time Enactus Udesc participa de outros editais nacionais. Entre eles está o edital Jovens Talentos 2026, no qual o representante do time Enactus Udesc Luca Verdieri foi selecionado entre os 60 estudantes de destaque da rede Enactus no país.


Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Verônica Caroline da Silva Gonçalves
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
(estagiária sob supervisão da jornalista Magali Moser)
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h