Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/07/2021-17h15

Projeto da Udesc Oeste atua junto a autores de feminicídios no sistema prisional

Projeto Ressignifica Maria visa aprimorar atenção psicosocial a autores de feminicídio - Arte: Divulg.
Um projeto com a parceria do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), visa aprimorar o trabalho de atenção psicossocial realizado com autores de feminicídio privados de liberdade no sistema prisional catarinense.

Iniciado em junho, o Projeto Ressignifica Maria tem foco na "gênese de ressignificações das relações de gênero e saúde mental".

Com parceria da Secretaria de Estado de Administração Prisional (SAP) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), a iniciativa foi contemplada em edital do Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Equipe

Na Udesc Oeste, o projeto tem participação da coordenadora do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, Denise Antunes de Azambuja Zocche, de dois acadêmicos da graduação em Enfermagem, Franklin Cipolato e Juliana Hirt, e da enfermeira Bernarda Cassaro, também formada pelo centro.

Na SAP, o projeto tem coordenação da enfermeira Juliana Campos, que é coordenadora de Projetos Especiais da secretaria estadual e egressa do Mestrado em Enfermagem da Udesc Oeste.

Segundo a equipe, o Ressignifica Maria visa "desenvolver, em contexto de pesquisa intervenção, recursos teórico-metodológicos a processos grupais adequados à atenção psicossocial para autores de feminicídio privados de liberdade no sistema prisional catarinense, com foco na gênese de ressignificações das relações de gênero e na produção de saúde mental".

Curso

As primeiras atividades do projeto iniciaram em 21 de julho, com o curso "Atenção Psicossocial em grupos a homens autores de feminicídio no sistema prisional".

Ministrado de forma online, pela plataforma Moodle da Udesc, o curso aborda, em três módulos, os temas "Saúde do homem no sistema prisional"; "Gênero, Saúde e Violências"; e "Atenção psicossocial em grupos, grupos reflexivos e perspectiva esquizoanalítica".  

A formação também inclui atividades presenciais em laboratório de pesquisa e experiências em processos grupais realizadas pelo curso de Psicologia da Unochapecó.  

A terceira e última etapa do curso ocorrerá em setembro, com a promoção de 48 encontros com os autores de feminicídio, conduzidos pelas equipes de saúde do sistema prisional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto Ressignifica Maria visa aprimorar atenção psicosocial a autores de feminicídio
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h