Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/08/2014-08h39

Projeto da Udesc Oeste oferece assistência técnica para avicultores na produção de galinha caipira

Ação de extensão quer inserir pequenos produtores com até mil aves no mercado - Foto: Elias TH

Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolve há cerca de dois meses um projeto de extensão que fornece apoio técnico a pequenos avicultores da região na produção de frango e galinha caipira. Atualmente a ação ocorre em Modelo, em parceria com a Casa Familiar Rural, da Secretaria de Agricultura do município.

Segundo o professor Marcel Manente Boiago, coordenador do projeto da Udesc Oeste, o objetivo é inserir no mercado pequenos produtores com até mil aves e que possuem instalações mínimas para a produção de frango e ovos caipira com ajuda de uma assessoria técnica.  

Ele explicou que as aves são criadas num galpão, mas com acesso a um piquete de pasto. "Elas recebem ração, mas utilizam uma área onde podem ciscar na busca de insetos e vegetais", afirma.

Além do coordenador, o projeto tem a participação dos professores Diovani Paiano e Denise Nunes Araújo, um bolsista de extensão, nove alunos do Grupo de Estudos em Avicultura da Udesc Oeste e estudantes do curso técnico em Zootecnia da Casa Familiar Rural, de Modelo.

Dependendo do resultado dessa primeira etapa, o professor da Udesc Oeste pretende expandir o projeto para outros municípios da região.

No fim do mês, os integrantes da ação da extensão se reunirão com 15 produtores interessados em investir na atividade para aumentar o número de vagas. O professor Boiago observa que a Secretaria de Agricultura de Modelo considera prudente iniciar a ação com número restrito de produtores.

Opção rentável

De acordo com o coordenador do projeto, apesar de a Região Oeste concentrar expressiva produção de carne de aves, o sistema de integração usado pelas agroindústrias está cada vez mais exigente com investimentos em infraestrutura, o que dificulta a inserção de produtores na atividade.

Boiago assegura que a produção de frango e galinha tipo caipira é uma opção rentável de custo relativamente baixo quando comparado à atividade da avicultura industrial e lembra também que há um nicho de mercado específico para esses produtos.

Produto diferenciado

O professor explica que, para ser considerada caipira, a ave deve pertencer a uma linhagem específica e não pode ser o frango branco industrial.

Ele diz ser incorreto afirmar que a galinha caipira é mais saudável. "Ela é apenas um produto diferenciado pela carne ser mais escura e firme devido à genética específica e à idade de abate avançada, em torno de 80 dias", ressalta.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h