Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/06/2015-18h50

Projeto da Udesc subsidiará Plano Diretor de Estiagem para o Oeste Catarinense

Evento em Chapecó contou com a presença do governador Raimundo Colombo Fotos: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concluiu a terceira e última fase do “Projeto Estiagem no Oeste Catarinense: diagnóstico e resiliência”. O estudo foi desenvolvido por uma equipe interdisciplinar coordenada pelos professores Francisco Henrique de Oliveira e Mário Jorge Cardoso Coelho Freitas, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

O projeto foi financiado pela Secretaria da Defesa Civil de Santa Catarina, no âmbito de uma parceria envolvendo a Udesc e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e envolveu os laboratórios de Estudos de Riscos de Desastres (LabRed), de Geoprocessamento (GeoLab), de Planejamento Urbano e Regional (LabPlan) e de Geologia e Mineralogia (Labgem) e o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan).

O projeto teve como objetivo diagnosticar as principais condicionantes da estiagem no Oeste Catarinense e sugerir estratégias de promoção da resiliência, com vista à futura elaboração de um Plano Diretor de Estiagem.

A primeira fase do trabalho foi desenvolvida durante quatro meses e resultou em um diagnóstico das principais variáveis dos processos de estiagem no Oeste de Santa Catarina. A segunda etapa aprofundou a análise documental e a realização de trabalhos de campo, incluindo uma oficina por microrregião.

A etapa final resultou na elaboração de uma proposta de modelo sistêmico, complexo, de gestão dos eventos de estiagem e, por extensão, dos recursos hídricos da região, com um relatório final que apresenta subsídios para um Plano Diretor de Estiagem, que será elaborado pela Secretaria da Defesa Civil.

A última fase contou com um evento em Chapecó, realizado em 19 de maio, com a presença do Governador João Raimundo Colombo, do Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Alexandre Amorim dos Reis, com cerca de 350 participantes.

Durante o evento o professor Mário Freitas apresentou os resultados das duas primeiras etapas, bem como os objetivos das oficinas por microrregião que contemplaram a terceira etapa.

“As oficinas reuniram mais de 250 representantes de diversas instituições públicas e privadas, e foram realizadas em Joaçaba, Concórdia, São Miguel do Oeste e Chapecó, com bolsistas do PPGPlan da Udesc. Utilizando uma metodologia participativa de resolução de problemas a oficina de um dia incluiu uma parte plenária e outra de trabalho em grupos”, explicou Freitas.

Novo projeto em Xanxerê

Em 23 e 24 de maio a equipe da Udesc visitou a região de Xanxerê afetada pelo tornado, realizou entrevistas e coleta de dados relacionados a um novo projeto em parceria com a Secretaria da Defesa Civil de Santa Catarina. O novo projeto deverá iniciar em um curto prazo e envolverá laboratórios da Udesc e bolsistas de mestrado, coordenado pelos professores Mário Freitas e Mariane Alves Dal Santo, da Udesc Faed.

Leia mais:

31/3/2015 -  Projeto da Udesc sobre estiagem no Oeste Catarinense é apresentado ao governador

4/4/2014 - Udesc e Fapesc vão elaborar plano diretor da estiagem no Oeste do Estado

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8512
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h