Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/07/2022-13h38

Projeto de extensão da Udesc Joinville irá realizar colóquio sobre pseudociências

Legenda: O palestrante convidado será Marcelo Girardi Schappo, professor do IFSC de São José(SC)
No dia sete de julho, o Programa de Extensão Com Ciência da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville irá promover a ação "Quintas Coloquiais", a primeira edição do evento do ano.   O palestrante convidado será Marcelo Girardi Schappo, professor do IFSC de São José(SC), que falará sobre pseudociências e suas implicações no ensino das ciências.   

Em tempos atuais, enquanto a informação está nas pontas dos dedos, tornando bastante acessível o conhecimento científico, somos bombardeados por inúmeras afirmações falsas, que tentam nos influenciar sobre os mais variados aspectos do mundo natural, mas que não se sustentam por qualquer base de evidências confiáveis.   “Muitas dessas afirmações são apresentadas com aparência científica, como se fossem devidamente corroboradas. Estamos falando das chamadas “pseudociências”.

Nesta palestra, vamos entender a problemática por trás dessas estruturas argumentativas, além de também discutir como isso se coloca como um desafio constante para professores de ciências”, resumiu o palestrante.   

Currículo do palestrante:  Físico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado e doutorado na área pela mesma instituição. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Santa Catarina. É coordenador do projeto de extensão “Astro&Física”, por meio do qual faz ações de divulgação científica em escolas e para o público geral. No âmbito da pesquisa, trabalha com a interação da radiação com a matéria.

É autor de livro didático de Mecânica Quântica para o ensino superior e autor de dois livros de divulgação científica: “Armadilhas Camufladas de Ciência: mitos e pseudociências em nossas vidas” e “Astronomia: os astros, a ciência, a vida cotidiana”. É também apresentador do quadro “Tudo é Ciência”, no SCC (emissora afiliada do SBT em Santa Catarina), e da série “A História que o Céu nos Conta”, produzida para a NSC sobre a origem do Universo.  

Ao final da palestra, os presentes poderão adquirir um exemplar do livro “Armadilhas Camufladas de Ciência”, que trata de assuntos correlacionados aos da palestra, a preço promocional e autografado.   

O evento será presencial no Auditório da Engenharia Elétrica (Bloco E), e transmitido simultaneamente no YouTube  Canal Colóquios e Seminários UDESC.   

Assessoria de comunicação da Udesc Joinville 
Comunicação.cct@udesc.br   
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h