Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/02/2019-15h00

Projeto de extensão da Udesc Laguna promove bem-estar de animais de rua na cidade

Aunimais realizou primeira feira de adoção de cães em 2018, na universidade - Foto: Divulgação
O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, vem desenvolvendo o projeto de extensão Aumigos, que busca envolver toda a comunidade do município na causa animal, com uma série de atividades focadas em cães e gatos de rua.

Oficializado em 2018, a iniciativa pretende realizar a partir deste ano, por exemplo, ações na área da educação, com a divulgação de material educativo para alunos do ensino fundamental da rede pública.

Outra ação planejada para 2019 é o auxílio na castração tanto dos cachorros de rua, como dos cachorros comunitários e de famílias de baixa renda. As cirurgias serão feitas por meio de parcerias assim que o cadastro dos animais estiver completo – essa etapa já foi realizada em metade dos bairros de Laguna.

Ações feitas em 2018

O Aumigos foi criado pela crescente quantidade de cachorros em situação de rua em Laguna, pela ausência de meios de assistência nessa área e pela necessidade de conscientização da população.

Idealizado pela bolsista Raiane Cardoso, estudante de Arquitetura e Urbanismo da Udesc Laguna, e coordenado pelo professor Carlos André da Veiga Rosa, o projeto dedicou-se no ano passado a ações para se estruturar.

Atualmente, o grupo tem dez voluntários e o apoio de entidades como as organizações não governamentais (ONGs) Solpra e Gatos dos Molhes, que participaram das atividades de planejamento em 2018.  

A iniciativa também conta com a cooperação da Gerência de Bem-Estar Animal, setor da Secretaria de Pesca e Agricultura de Laguna, que apoiou a realização de uma feira de adoção nas instalações da Udesc Laguna.

Além disso, integrantes do Aumigos participaram de três sessões da Câmara Municipal de Laguna, sendo uma para apresentar o projeto da universidade aos vereadores e duas como ouvintes. A vereadora Nadia Tasso Lima é ativista da causa animal e também parceira da iniciativa.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail raianebc@hotmail.com e no folder do projeto.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, newsletter Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Aunimais realizou sua primeira feira de adoção de cães em 2018, na universidade
  • Na última edição da Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, voluntárias desenvolveram comedouros de PVC para distribuição nos bairros
  • Folder traz informações sobre projeto da universidade e dos seus parceiros
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h