Plataforma de RA sendo utilizada por 60 anos do IFC - Foto:
Divulgação
O projeto de pesquisa com Realidade Aumentada (RA) desenvolvido pelo GameLab do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), começou a ser implantando em uma segunda instituição de ensino da cidade de Ibirama – a primeira foi na Escola Estadual Gertrud Aichinger .
Ou seja, desde o dia 27 de junho, a plataforma de RA passou a ser utilizada por cerca de 60 estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFC), em uma proposta que alia tecnologia, inovação e protagonismo estudantil.
A iniciativa faz parte de uma pesquisa aplicada que propõe o uso de recursos de realidade aumentada para potencializar a aprendizagem em sala de aula. Os modelos utilizados pelos alunos do IFC foram desenvolvidos por acadêmicos do primeiro semestre do curso de Engenharia de Software da Udesc Alto Vale, como parte das atividades de aula e creditação de extensão.
De acordo com o coordenador do GameLab e professor da Udesc Alto Vale, Adilson Vahldick , a expansão do uso da plataforma demonstra a relevância da integração entre universidade e a outras instituições de ensino.
“Acreditamos que a Realidade Aumentada tem grande potencial para transformar o processo de ensino-aprendizagem. Ver os alunos do IFC interagindo com os modelos produzidos por nossos acadêmicos mostra como a universidade pode impactar positivamente outras instituições e, ao mesmo tempo, formar estudantes mais engajados e preparados para os desafios da tecnologia”, destaca Vahldick.
Assessoria de Comunicação da Udesc Alto Vale
Jornalista Thiago César Augusto
E-mail:
comunicacao.ceavi@udesc.br
Telefone: (47) 3357-8457