Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/09/2025-17h50

Projeto do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc é aprovado em edital nacional

Iniciativa nacional promove a iniciação científica no ensino médio de escolas públicas - Arte: Div.
O projeto do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi um dos selecionados na 6ª edição do Projeto Afrocientista, realizada pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC).

A iniciativa visa promover a iniciação científica de estudantes afro-brasileiros no ensino médio de escolas públicas. Ao todo, 27 núcleos e grupos correlatos foram selecionados. Cada um contará com um coordenador-geral, um estudante bolsista do ensino superior e oito estudantes bolsistas do ensino médio. 

O projeto do Neab Udesc, chamado "Tecnologias Ancestrais Africanas: Confluências afrodiaspóricas na Iniciação Científica de estudantes afro-brasileiros(as) em Santa Catarina", tem como objetivo geral "promover estudos e pesquisas com autoria negra, indissociáveis da extensão e do ensino, na Iniciação Científica, a partir da epistemologia e tecnologias ancestrais que contribuam para o letramento racial, redes antirracistas, combate ao racismo epistemológico, confluências afrodiaspóricas e a Educação das Relações Étnico-Raciais".

Conforme a proposta, as ações de iniciação científica serão realizadas na Escola de Educação Básica Estadual Getúlio Vargas, no Bairro do Saco dos Limões, em Florianópolis, que atende as etapas de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Escola em Florianópolis

A instituição contempla a população do chamado Maciço Morro da Cruz, região que concentra 16 comunidades, conforme destaca a coordenadora do Neab Udesc, Maria Helena Tomaz, do Centro de Educação a Distância (Cead).

"O projeto do Neab Udesc se fundamenta na construção de ações que viabilizem a constituição de Políticas Afirmativas para ampliar a participação, acesso e permanência de grupos sociais em espaços tradicionalmente negados, entre eles o contexto educacional", afirma Maria Helena.

"A exclusão de da população negra em Santa Catarina nesses espaços de produção de pesquisa e disseminação de conhecimentos é ocasionada pelo processo histórico de exclusão e sepultamento de saberes potenciais ancestrais, centrada nas narrativas eurocentradas no estado e no País, fundamentadas no epistemicídio de tecnologias ancestrais", conclui a coordenadora.

Sobre o Neab

Criado formalmente em 2003, o Neab da Udesc tem como finalidade auxiliar a universidade na produção e na disseminação do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, no desenvolvimento de políticas de diversidade étnicorracial, promoção de igualdade e valorização das populações e origem africana e indígena.

Mais informações podem ser obtidas no site e no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454 


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Iniciativa nacional promove a iniciação científica no ensino médio de escolas públicas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h