Atividade acontece no dia 21 de novembro, às 17h.
Imagem: Divulgação.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza, no dia 21 de novembro, um desfile como parte da programação do Novembro Negro do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart). O evento é desenvolvido em parceria entre a Escola Olodum Sul e o Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa), sob a coordenação do projeto EcoModa.
A atividade, que une moda, cultura e identidade afro-brasileira, integra a programação do Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler – FIK 2025, em Florianópolis. O evento é gratuito e aberto ao público, e acontece no Ceart, às 17h.
O desfile apresenta a coleção “Àgbà”, desenvolvida pela mestranda Maria Eduarda Corrêa, que aborda memórias, ofícios e caminhos de volta às raízes afro-brasileiras. O trabalho se baseia em uma pesquisa sobre os negros de ganho e a ressignificação simbólica do carregar como expressão de abundância e ancestralidade.
Sobre o projeto EcoModa
Criado em 2005, o Programa de extensão EcoModa Udesc promove educação para a sustentabilidade por meio da moda e da extensão universitária. As ações são voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com foco em: redução de impactos ambientais do setor da moda; produção e consumo responsáveis, com compromisso socioambiental e cultural; capacitação e geração de renda para grupos sociais vulneráveis; visão biocêntrica, que reconhece o valor de todos os seres vivos.
Serviço
O quê: Desfile de moda da coleção “Àgbà”, como parte da programação do Novembro Negro do Ceart
Onde: Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Quando: 21 de novembro, às 17h
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350