Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/11/2017-11h18

Projeto em parceria com Fab Lab da Udesc Joinville reproduz artefatos arqueológicos em 3D

Iniciativa é da historiadora e arqueóloga Fernanda Borba em parceria com o Fab Lab Joinville - Foto: Div.
Será aplicado em Joinville, a partir do primeiro semestre de 2018, o projeto "Experimentando vestígios antigos com a (re)produção de artefatos arqueológicos em 3D".

A iniciativa é da historiadora e arqueóloga Fernanda Mara Borba, doutoranda em História pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, em parceria com o projeto de extensão Fab Lab, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Udesc em Joinville. 

O projeto foi inscrito e aprovado na modalidade "Patrimônio Cultural - Material" do Edital 2016 de Apoio à Cultura (Simdec), da Prefeitura de Joinville. O objetivo é reproduzir artefatos das populações do período pré‐colonial e histórico de Joinville. As reproduções poderão ser usadas para fins educativos e de divulgação da história, evitando a manipulação dos acervos originais.

A população em geral poderá conhecer melhor e manusear peças do patrimônio cultural que remetem a povos sambaquianos, entre outros. As coleções contam com ossos humanos, instrumentos líticos e cerâmicos, vestígios da fauna regional e adornos de ossos de animais.

Diversos temas podem ser debatidos a partir da análise desses materiais, como marcas de trabalho, estimativa de sexo e de idade, qualidade de vida dos habitantes, identificação de espécies da fauna regional e a tecnologia produzida pelos antepassados.

O acervo será reproduzido por meio de um escâner 3D, para criar um modelo virtual do objeto físico, e uma impressora 3D, para imprimi‐lo. Tanto o escâner como a impressora não causam dano aos artefatos e ainda podem ser transportados para os espaços das instituições, evitando os deslocamentos das coleções. Todo esse processo tecnológico será orientado pelo Fab Lab Joinville.

O projeto prevê a execução da (re)produção dos artefatos em três espaços parceiros, possibilitando que o público possa visualizar esse processo: o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (Masj), vinculado à Secretaria de Turismo e Cultura (Secult); o Laboratório de Arqueologia da Universidade da Região de Joinville (Univille); e o Fab Lab Joinville.

Ao final, cada uma das instituições deve ganhar um conjunto de reproduções e, ainda em parceria, participar de workshops e oficinas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h