Novo portal amplia a visibilidade das ações do projeto e incentiva meninas a seguirem nas áreas de ciência e tecnologia
Imagem: Reprodução site
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero na ciência e na tecnologia. Uma das iniciativas de destaque é o projeto de extensão
Meninas nas Engenharias, vinculado ao Laboratório de Soluções Baseadas em Tecnologia (LaTec) e financiado por edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto acaba de lançar seu site oficial, criando um novo espaço de comunicação e interação com a comunidade acadêmica e externa.
O portal reúne informações sobre as atividades desenvolvidas, depoimentos de participantes e resultados obtidos ao longo dos anos, além de divulgar oportunidades para estudantes interessadas em integrar o grupo. O espaço digital complementa o perfil do projeto no Instagram (
@agroengtech) e consolida um ambiente de troca de experiências e de incentivo à presença feminina nas engenharias.
"O site representa um avanço na maneira como comunicamos o trabalho do projeto e os impactos que ele tem gerado. Queremos que mais meninas possam se inspirar nas histórias que contamos e perceber que a engenharia é também um espaço para elas”, afirma a coordenadora do projeto, professora Daiana Petry Rufato.
Durante o ano de 2025, o Meninas nas Engenharias tem promovido oficinas, visitas técnicas e atividades de formação com alunas de escolas públicas de Lages e região. Segundo a professora Daiana, “o propósito central é despertar nas alunas o entendimento de que elas podem seguir carreiras brilhantes em qualquer área. Só se toma gosto por aquilo que se conhece. O papel do projeto é apresentar o mundo das exatas como uma perspectiva real de carreira profissional”.
Para a estudante do 8º ano da EMEB Itinerante Maria Alice Wolff Souza e participante das ações, Sabrina Gris, o novo site reforça o sentimento de pertencimento. "Ver nossas experiências ganharem visibilidade em um site é muito gratificante. É uma forma de mostrar que estamos construindo caminhos possíveis para outras meninas que sonham em seguir nas engenharias", define.
>>> ACESSE O SITE DO MENINAS NAS ENGENHARIAS AQUI.
Projeto inspira estudantes em São José do Cerrito
O projeto Meninas nas Engenharias participou da Semana do Técnico Agrícola do Centro de Educação Profissional (Cedup) Caetano Costa, em São José do Cerrito (SC). A equipe foi convidada a integrar a programação do evento, que reuniu nove turmas do curso Técnico em Agropecuária e contou com palestras e oficinas voltadas à inovação tecnológica, agricultura familiar e desenvolvimento rural.
Durante o encontro, as representantes do projeto compartilharam experiências e apresentaram as ações realizadas pela equipe, com o objetivo de estimular a presença feminina nas áreas das engenharias e ciências. A troca com os estudantes reforçou o protagonismo das meninas e o papel de todas as pessoas - inclusive dos meninos - na construção de uma cultura de igualdade e incentivo à participação feminina na ciência e no desenvolvimento de tecnologias.
A professora e orientadora pedagógica do projeto, Dra. Schayla Costa Pissetti, acompanhou as alunas durante a visita e analisa o significado da ação. “Foi uma experiência muito significativa. Levamos o projeto para uma escola onde a maioria dos estudantes ainda é do sexo masculino, e isso reforça a importância de seguirmos criando oportunidades para que as meninas ocupem espaços que, por muito tempo, foram predominantemente masculinos", reflete.
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Estagiária Andressa Küster*
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
*Sob supervisão da jornalista Carla Torres