Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/06/2021-09h18

Proposta da Udesc Joinville é contemplada no Edital Finep SOS Equipamentos 2021

Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear está em funcionamento na Udesc Joinville desde 2016 - Foto: Assessoria de Comunicação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville teve proposta aprovada no Edital SOS Equipamentos de 2021 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A instituição foi contemplada com o repasse de R$ 453.126 do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT.

A Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/Ação transversal teve como objetivo selecionar propostas para a concessão de recursos financeiros para manutenção corretiva de equipamentos multiusuários de médio e grande porte, cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI.

Conforme critérios e limites do Edital, a Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi) da Udesc contatou os centros de ensino e, então, apresentou dois subprojetos na proposta institucional. Após análise pela Finep, o subprojeto que apoia a “Manutenção Corretiva do Espectrômetro de Ressonância Magnética Nuclear do CMU/CCT” foi contemplado.

A parte técnica do subprojeto que compôs a proposta institucional foi elaborada pelos docentes Fernando Roberto Xavier, Rogério Aparecido Gariani, Samuel Rodrigues Mendes, Karine Priscila Naidek, Marcia Margarete Meier, Sérgio Henrique Pezzin, Alexandre Tadeu Paulino e Daniela Becker.

A Cipi providenciou para a proposta os dados institucionais, o histórico de parcerias com a Finep e o diagnóstico institucional e fez a submissão da proposta na plataforma, em abril de 2021. “É com muita satisfação que recebemos o resultado positivo para mais um projeto submetido a um edital da Finep” comenta Carla Roczanski.

A celebração do convênio está prevista para ocorrer em julho de 2021. A conclusão do projeto, conforme cronograma apresentado na proposta, é de 12 meses, dada a singularidade da manutenção do equipamento e origem dos insumos.

A aquisição do equipamento de Ressonância Magnética Nuclear - RMN foi possível pela aprovação do projeto Finep (Chamada Pública Interna MCTI/Finep/CT-Infraestrutura em campi estaduais e municipais Nº 02/2013). Foi um equipamento fundamental para a criação do Programa de Pós-Graduação em Química e para o aprofundamento de estudos que relacionam estrutura química e propriedades, coordenados por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais.

Após extensiva utilização, um dos componentes mais sensíveis do equipamento, a sonda de excitação/detecção de sinais emitidos pelos núcleos atômicos, apresentou em 2019 fortes sinais de desgaste e muitas de suas funções foram comprometidas. Sem a devida manutenção, a sonda foi danificada e as análises não são mais possíveis de serem realizadas, levando a submeter esta proposta ao edital SOS Equipamentos de 2021.

A substituição da sonda do RMN é fundamental para a continuidade de diversos projetos de pesquisa que utilizam o RMN como ferramenta de caracterização, atendendo estudos que desenvolvem materiais avançados até estudos que desenvolvem rotas de síntese para novas moléculas ou processos químicos diversos, permitindo a caracterização estrutural mais detalhada de amostras sólidas ou dissolvidas em solventes específicos.

A técnica de RMN possibilita correlacionar estrutura molecular com propriedades macroscópicas, sendo portanto, utilizada por pesquisadores em Ciência e Engenharia de Materiais, Física Experimental e Química. Além disso, o equipamento é o único da Udesc e da região Norte de Santa Catarina, portanto estratégico para o desenvolvimento regional.

O espectrômetro de RMN está instalado no Departamento de Química, especificamente no Laboratório de Análise Instrumental (LAI) e está vinculado ao Centro Multiusuário CCT.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h