Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/06/2016-20h03

Prêmio Simplifica Udesc incentiva ideias para desburocratizar processos administrativos internos

Ação busca valorizar inteligência coletiva da instituição - Arte: Fê Pimentel Teixeira/Secom Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou nesta quarta-feira, 22, a primeira edição do Prêmio Simplifica Udesc, que selecionará as melhores ideias de alunos, técnicos e docentes para combater as chamadas "disfunções burocráticas", ou seja, procedimentos que travam ou dificultam atividades de ensino, pesquisa e extensão e também na prestação de serviços.

Um dos objetivos é formar uma agenda de medidas prioritárias na gestão da Udesc a partir dos problemas e ideias selecionados. Para participar, é preciso preencher um formulário no site oficial para apresentar o problema e, em um segundo campo, propor uma solução, que pode ser a extinção, a aplicação, a substituição ou a adequação do procedimento, entre outras opções.

Não há limite de propostas submetidas por participante, que poderá enviar suas ideias até 25 de julho. A avaliação ficará a cargo da comissão executiva e da comissão julgadora do prêmio.

Entre todas as ideias recebidas, serão selecionadas as dez mais qualificadas em cada categoria (alunos, técnicos e professores). Dessas, serão escolhidas três propostas por categoria, e uma delas será definida como a vencedora geral.

Reflexão e reconhecimento

Para o pró-reitor de Planejamento, Leonardo Secchi, o Prêmio Simplifica Udesc é uma iniciativa que motiva a comunidade acadêmica a refletir sobre saídas para os mais diversos problemas da universidade dentro das áreas propostas.

"O prêmio foi pensado para valorizar a inteligência coletiva dos nossos alunos, técnicos e professores à favor da simplificação da universidade. Todos nos deparamos com procedimentos injustificáveis ou que poderiam ser otimizados", explica.

As propostas serão julgadas conforme critérios de relevância do problema identificado e da qualidade da solução. Os autores das nove principais ideias receberão medalhas de honra em sessão solene de premiação, marcada para 16 de agosto, em Florianópolis.

"Todas as contribuições serão muito bem-vindas. No final, ganha toda a universidade", destaca o reitor da Udesc, Marcus Tomasi.

Avaliação e classificação

A Comissão Executiva do 1º Prêmio Simplifica Udesc, responsável pela etapa eliminatória, é formada por técnicos da instituição.

Já a comissão julgadora é composta por um aluno, um técnico, um professor, um integrante da Procuradoria Jurídica da Udesc, além de representantes da Secretaria de Estado do Planejamento e do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC).

"O objetivo é que as propostas passem por validação interna e externa para analisar a viabilidade, a legalidade, entre outros aspectos", diz a presidente da comissão executiva, Taise Moraes Neckel.

Leia mais:

17/06/2016 - Especialização em Gestão Pública Universitária para técnicos da Udesc divulga lista de classificados

16/06/2016 - Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Blumenau vencem prêmio estadual de Gestão Pública da Udesc

15/06/2016 - Programa de Coaching da Udesc forma primeira turma de servidores em cerimônia em Florianópolis

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h