Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/10/2019-15h18

Publicação europeia sobre inovação social no mundo destaca plataforma criada na Udesc Esag

O Observatório de Inovação Social de Florianópolis, plataforma digital e colaborativa criada por pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é tema de artigo do segundo volume do Atlas de Inovação Social, lançado em 1º de outubro. A publicação, editada por pesquisadores da Universidade Técnica de Dortmund (Alemanha), com apoio da União Europeia, traz 43 artigos com tendências mundiais da pesquisa sobre inovação social.

O termo inovação social se refere a soluções para problemas sociais que inovam por serem mais efetivas, eficientes, sustentáveis ou justas que as soluções já existentes. Essas inovações geram valor que beneficia a sociedade como um todo e não apenas alguns indivíduos.

Observatório

O artigo “Social innovation ecosystems and cities: co-construction of a collaborative platform” (Ecossistemas de inovação social e as cidades: co-construção de uma plataforma colaborativa) foi escrito pelas professoras Carolina Andion e Graziela Alperstedt – do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc – e pela pesquisadora Júlia Graeff, que colabora com as duas no projeto.

No texto, as pesquisadoras resumem a abordagem analítica e metodológica usada na co-construção (feita pelos pesquisadores, com colaboração de organizações da sociedade civil) da plataforma digital e colaborativa. E explicam como o Observatório de Inovação Social de Florianópolis ajuda a entender o surgimento e a configuração do ecossistema de inovação social e seu impacto nas arenas públicas da cidade.

Atlas

O Atlas de Inovação Social mapeou mais de mil casos de inovação social em todo o mundo.  Uma parcela desses casos foi então selecionada para uma análise aprofundada. O artigo das pesquisadoras da Udesc Esag integra o capítulo “Ecossistema e Infraestruturas para a Inovação Social”. Outros dois capítulos tratam das tendências globais e da análise de casos de inovação social em países como Austrália, Brasil, México, Japão, Canadá, Escócia, Espanha e Suíça.

A ideia do Atlas de Inovação Social é criar um repositório de conhecimento para uma comunidade crescente de profissionais, formuladores de políticas e pesquisadores, abrindo novos caminhos para o potencial da inovação social.

O Atlas foi editado pelos pesquisadores Jürgen Howaldt, Christoph Kaletka, Antonius Schröder e Marthe Zirngiebl da Universidade Técnica de Dortmund (Alemanha) e baseia-se em uma nova geração de projetos de pesquisa financiados pela União Europeia. Esses projetos contribuíram para compreender condições em que as inovações se desenvolvem e impactam a sociedade.

Mais informações

As duas edições do Atlas de Inovação Social, publicadas em 2018 e 2019,  estão disponíveis em www.socialinnovationatlas.net.

Leia aqui o artigo sobre o Observatório de Inovação Social de Florianópolis (em inglês)

Saiba mais sobre o projeto em observafloripa.com.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h