Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/10/2022-16h57

Quase cem alunos da Udesc realizam residência pedagógica na rede pública

Acadêmicos atuam em 18 escolas municipais e estaduais - Fotos: Divulgação
Quase uma centena de estudantes de cursos de licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participam desde setembro da nova edição do Programa de Residência Pedagógica.

Vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa tem como objetivo fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por instituições de ensino superior, visando o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Iniciada em 20 de setembro, a atual edição foi aprovada no Edital nº 24/2022 da Capes, no qual a Udesc obteve o primeiro lugar em Santa Catarina, o segundo na Região Sul e o oitavo no País.

Bolsas da Capes

Conforme coordenador institucional do Programa RP Udesc, Lourival José Martins Filho, a chamada concedeu 90 bolsas da Capes a acadêmicos de licenciatura da universidade estadual.

Os estudantes da Udesc estão presentes em seis escolas da Rede Estadual de Ensino e em 12 escolas de Redes Municipais, e contam com o apoio de 15 professores da Educação Básica que atuam como preceptores.

"Serão 414 horas de trabalho docente, entre setembro deste ano e março de 2024, divididas em três módulos semestrais de 138 horas, com 23 horas mensais", esclarece Lourival Filho.

Participam da edição cinco projetos vinculados a quatro centros de ensino da Udesc:


Quatro municípios

O programa da Udesc está presente em Florianópolis, São José, Balneário Barra do Sul e Laguna. "Serão beneficiados nessa integração entre universidade e escola cerca de 750 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio na Educação Básica", afirma Lourival Filho.

A pró-reitora de Ensino, Gabriela Botelho Mager, destaca a importância do programa no âmbito das licenciaturas e no trabalho de parceria da Udesc de longa data com redes e sistemas de ensino

"Nessa edição, o programa objetiva contribuir para a formação crítica dos licenciandos em Artes, Educação Física, Geografia, História e Pedagogia da Udesc, e de docentes da Educação Básica Catarinense, impactando no repensar de estágios, práticas curriculares e pedagógicas e na inserção nos contextos escolares, com ênfase na tríade ensino, pesquisa e extensão e no permanente diálogo com os profissionais da área", conclui Lourival.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Acadêmicos atuam em 18 escolas municipais e estaduais
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h