Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/06/2015-17h34

Reitor da Udesc assina convênio de intercâmbio com Universidade de Montreal em viagem ao Canadá

Assinatura do reitor Antonio Heronaldo de Sousa (à esq.) ocorreu nesta terça - Fotos: Divulgação

O reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Antonio Heronaldo de Sousa, firmou um convênio de intercâmbio com o vice-reitor de Assuntos Internacionais da Universidade de Montreal (UM), Guy Lefebvre, nesta terça-feira, 16. 

A assinatura ocorreu durante a missão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) no Canadá, iniciada no domingo, 14.

Fundada em 1878, a Universidade de Montreal é hoje a maior universidade da Província do Quebec, a segunda maior do Canadá e uma das melhores de língua francesa do mundo, tendo mais de 60 mil estudantes de dezenas de países e formando 11 mil pessoas por ano.

A instituição canadense oferece programas em quase todas as áreas acadêmicas, além de ter toda a gama de disciplinas em Ciências da Saúde, faculdade de Medicina Veterinária e um dos maiores centros de Artes e Ciências do país.

"O Canadá é o terceiro destino do Ciência sem Fronteiras e o Brasil é o quinto país em número de estudantes em mobilidade no Canadá, mas o número de brasileiros na Universidade de Montreal ainda é muito pequeno", disse o reitor da Udesc.

"O convênio assinado permite mobilidade de estudantes sem pagamento de taxas e a realização de projetos em conjunto", destacou Sousa. Com essa assinatura, a Udesc passa a ter 95 acordos vigentes de mobilidade nacional e internacional.

Mais informações sobre convênios podem ser obtidas com a Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII), da Udesc, pelo telefone (48) 3321-8039, das 13h às 19h, e pelo e-mail scii.reitoria@udesc.br.


Outras atividades

Além da Universidade de Montreal, os membros da Abruem já visitaram a Universidade do Quebec em Montreal (Uqam), que tem cerca de 300 cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Artes, Comunicação, Ciências Políticas e Direito, Ciências, Ciências da Educação e Ciências Humanas e recebe anualmente mais de 2,2 mil estudantes estrangeiros de 80 países.

Nesta quarta-feira, 17, em Ottawa, os integrantes da missão participaram da mesa-redonda "Canadá-Brasil: Criação de parcerias para a prosperidade através da diplomacia do conhecimento" e de reunião com o Departamento de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá e associações educacionais e serão recebidos pelo embaixador brasileiro Pedro Brêtas Bastos.

Na chegada a Ottawa, a comitiva foi recepcionada pelo governador-geral do Canadá, David Johnston, que atua como representante da rainha do Reino Unido, Elizabeth II, no país.

O reitor da Udesc, que acompanhará a missão até domingo, 21, e depois retornará ao Brasil, visitará ainda quatro universidades de Toronto (Ocad, Ryerson, McMaster e de Guelph), além de participar do Diálogo Canadá-Brasil sobre Parcerias entre Universidade-Setor para Inovação e Mobilidade.

Leia mais:

02/06/2015 - Reinstalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais é prestigiada pela Udesc

09/09/2014 - Udesc realiza palestras sobre intercâmbio estudantil e imigração nesta quinta, em Florianópolis

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h