Encontro na Ufsc reuniu Rodrigo Terezo, Rafael Gué Martini,
Olga Regina Zigelli Garcia e Narbal Silva. Foto: Divulgação
Representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Ifsc) reuniram-se na última semana para planejar o desenvolvimento de ações conjuntas em resposta a demandas sociais apresentadas às instituições.
A primeira reunião foi realizada na quinta-feira, 5, no campus da Ufsc, na capital catarinense, com participação do pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Rodrigo Terezo, e do coordenador de Extensão da universidade, Rafael Gué Martini, pela Udesc; e da pró-reitora de Extensão, Olga Regina Zigelli Garcia, e do diretor executivo da pró-reitoria da Ufsc, Narbal Silva. Já o segundo encontro foi realizado na segunda-feira, 9, na Udesc, reunindo Terezo e o pró-reitor de Extensão e Relações Externas do Ifsc, Valter Vander de Oliveira.
Durante as agendas, os gestores retomaram os problemas levantados no “Diagnóstico participativo de Florianópolis: olhares dos distritos sobre a cidade”, produzido pelo
Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF), vinculado à Udesc Esag, em parceria com o Fórum de Governança EcoSocial dos Bens Comuns em Florianópolis (Ecoar).
Também debateram o chamado do Comitê Popular Comunitário Maciço do Morro da Cruz para atendimento às necessidades dos moradores da comunidade, identificando práticas que podem ser realizadas pelas instituições para a melhoria de vida dos moradores da capital. Recentemente, as três instituições assinaram um protocolo de intenções com o Comitê Popular, o “Pacto pelo Maciço do Morro da Cruz: Compartilhando Saberes e Construindo Futuro”.
Uma das práticas sugeridas pela Udesc é a realização de uma operação do Núcleo Extensionista Rondon (NER) no primeiro semestre de 2025. O objetivo é envolver os programas de extensão das três universidades, ligados às áreas identificadas no diagnóstico, em atividades nos diversos territórios da cidade.
Para o pró-reitor da Udesc, Rodrigo Terezo, os encontros foram muito produtivos. “Conseguimos definir várias demandas no sentido de potencializar os trabalhos de extensão junto à comunidade e elegendo o fórum como norteador para que as nossas ações se alinhem com os desejos da comunidade”, afirma.
A pró-reitora de Extensão da Ufsc também ressalta a relevância do diálogo para o alinhamento das instituições. “Vamos trabalhar em conjunto, como coirmãs, só temos a somar com isso. Vamos tentar, nessa parceria, atender, na medida do possível, as demandas das comunidades de Florianópolis vindas do Fórum Ecoar”, completa Olga.
Para saber mais sobre as ações, entre em contato pelo e-mail
proex.reitoria@udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934