Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/12/2018-14h50

Revista sueca destaca trabalho de internacionalização liderado por professor da Udesc

Jovane Azevedo na reportagem da revista sueca Me and JU Reprodução
Os esforços de um professor pela internacionalização Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foram destaque na última edição da Me and JU, revista publicada pela Universidade de Jönköping (JU), na Suécia, e com forte impacto na comunidade local e meio empresarial do país.  Jovane Medina Azevedo é professor Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, e dará aulas na JU ao longo de 2019, a convite da universidade sueca.

A reportagem destaca logo na abertura que Azevedo é hoje “o principal contato para várias ações de marketing e colaboração da Universidade de Jönköping no Brasil”. A posição é resultado de uma relação com a Suécia iniciada há dez anos, quando o professor passou a coordenar um programa de intercâmbio entre os dois países. Hoje ele é uma referência para o que a JU chama de Campus Brasil, uma série de acordos de cooperação com universidades e empresas no país.

Repercussão

De acordo com o professor, a reportagem repercutiu no meio empresarial sueco. “Tanto que algumas empresas já entraram em contato comigo para verificar a possibilidade de estender este tipo de projeto nas empresas deles localizadas na Suécia e no Brasil”, conta.

O intercâmbio Brasil-Suécia construído com a colaboração decisiva do professor Azevedo também proporciona oportunidades para os alunos da Udesc Esag. Dois deles farão parte de seu curso de graduação em Administração na JU em 2019, com bolsas pagas por instituições suecas. E dois alunos suecos da JU farão intercâmbio na Udesc, também com bolsa.

A parceria também trouxe à Udesc, em outubro e novembro deste ano, o professor Hamid Jafari, da JU. Ele participou de uma das disciplinas oferecidas em inglês para Udesc Esag aos alunos de graduação do curso de Administração Empresarial (próprios e intercambistas), a cargo do professor Azevedo: Scenarios in Business Logistics (cases em estratégias de distribuição e gestão de varejo). O próprio Azevedo também esteve na JU este ano, com os estagiários suecos da Intelbras.

Leia a tradução de alguns trechos da reportagem:

A cooperação com a Universidade de Jönköping (JU) começou quando Jovane Medina Azevedo iniciou dois projetos de internacionalização entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Escola de Engenharia da JU. Os projetos focaram o intercâmbio entre estudantes, professores e pesquisadores.

Isso também deu início ao que seria o Campus Brasil – um dos campi internacionais da Escola de Engenharia de JU criados para a implementação de ensino e pesquisa num ambiente internacional.

“O objetivo é capacitar estudantes para estágios ou empregos de nível superior fora do país, geralmente em combinação com estudos acadêmicos”, diz Jovane Medina Azevedo. “Por meio do Campus Brasil, a Escola de Engenharia da JU colabora com universidades em São Paulo, Curitiba e Florianópolis, assim como a 
Câmara de Comércio Sueco-Brasileira, em São Paulo.

Aos alunos da Escola de Engenharia da JU são oferecidos estágios ou empregos de nível superior em companhias suecas como Scania, ABB e Semcon, assim como em empresas brasileiras.

“Em Florianópolis, nós temos cooperação com a empresa brasileira Intelbras, que desenvolve e fabrica produtos na área da indústria de segurança, telecomunicações e redes. Em 2018, seis alunos tiveram estágios na Intelbras, que já implementou alguns dos aperfeiçoamentos sugeridos pelos estudantes”.


A reportagem completa está na página 21 da revista (em sueco).

Conheça as oportunidades de intercâmbio na Udesc Esag:
udesc.br/esag/intercambio


Saiba mais sobre as disciplinas em inglês:
udesc.br/esag/deg/disciplinasingles


Mais informações sobre intercâmbio com a JU podem ser obtidas com o professor Jovane Medina Azevedo, pelo e-mail jovane.medina@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reportagem da Me and JU com Jovane Medina Azevedo
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h